sicnot

Perfil

País

Rui Machete diz que Cavaco fez bem em sublinhar importância da política externa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, considerou hoje que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, fez bem em sublinhar a importância da política externa para o exercício das funções presidenciais.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

© Ray Stubblebine / Reuters

Excluindo-se do círculo de possíveis candidatos às presidenciais de 2016, Rui Machete assumiu esta posição no final de um encontro com o seu homólogo argelino, Ramtane Lamamra, em Argel, depois de questionado sobre as considerações feitas por Cavaco Silva no prefácio do "Roteiros IX", publicação que reúne as suas principais intervenções no último ano.

 "Eu concordo que, já antes do magistério do professor Cavaco Silva, mas agora talvez (isso seja)  mais reforçado, o conhecimento e a experiência em matéria de política externa é importante, certamente. Não é propriamente uma novidade, mas ele fez bem em sublinhar esse aspeto", declarou Rui Machete aos jornalistas.

 Sem sugerir qualquer nome para a próxima corrida a Belém, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse que "há várias pessoas com experiência de política externa", mas acrescentou que "não quer dizer que toda a gente que tem experiência de política externa possa ser candidato ou pretenda ser candidato".

 Interrogado sobre o seu caso pessoal, respondeu: "No meu caso, não tenho razão para ser incluído no círculo dos candidatos, nunca manifestei essa intenção". Rui Machete insistiu que "não tem sentido" colocar essa possibilidade: "Nunca pensei nisso, nem penso".

 No prefácio do "Roteiros IX", que dedica ao tema da diplomacia presidencial, Cavaco Silva sustenta que se assistiu no início do século XXI "a um reforço do papel do Presidente no domínio da política externa de tal forma que esta é hoje uma das suas principais funções".

 Cavaco Silva, que está a um ano de terminar o seu segundo mandato presidencial, defende que, "nos tempos que correm, os interesses de Portugal no plano externo só podem ser eficazmente defendidos por um Presidente da República que tenha alguma experiência no domínio da política externa e uma formação, capacidade e disponibilidade para analisar e acompanhar os 'dossiers' relevantes para o país".


Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.