sicnot

Perfil

País

Rui Machete diz que Cavaco fez bem em sublinhar importância da política externa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, considerou hoje que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, fez bem em sublinhar a importância da política externa para o exercício das funções presidenciais.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

© Ray Stubblebine / Reuters

Excluindo-se do círculo de possíveis candidatos às presidenciais de 2016, Rui Machete assumiu esta posição no final de um encontro com o seu homólogo argelino, Ramtane Lamamra, em Argel, depois de questionado sobre as considerações feitas por Cavaco Silva no prefácio do "Roteiros IX", publicação que reúne as suas principais intervenções no último ano.

 "Eu concordo que, já antes do magistério do professor Cavaco Silva, mas agora talvez (isso seja)  mais reforçado, o conhecimento e a experiência em matéria de política externa é importante, certamente. Não é propriamente uma novidade, mas ele fez bem em sublinhar esse aspeto", declarou Rui Machete aos jornalistas.

 Sem sugerir qualquer nome para a próxima corrida a Belém, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse que "há várias pessoas com experiência de política externa", mas acrescentou que "não quer dizer que toda a gente que tem experiência de política externa possa ser candidato ou pretenda ser candidato".

 Interrogado sobre o seu caso pessoal, respondeu: "No meu caso, não tenho razão para ser incluído no círculo dos candidatos, nunca manifestei essa intenção". Rui Machete insistiu que "não tem sentido" colocar essa possibilidade: "Nunca pensei nisso, nem penso".

 No prefácio do "Roteiros IX", que dedica ao tema da diplomacia presidencial, Cavaco Silva sustenta que se assistiu no início do século XXI "a um reforço do papel do Presidente no domínio da política externa de tal forma que esta é hoje uma das suas principais funções".

 Cavaco Silva, que está a um ano de terminar o seu segundo mandato presidencial, defende que, "nos tempos que correm, os interesses de Portugal no plano externo só podem ser eficazmente defendidos por um Presidente da República que tenha alguma experiência no domínio da política externa e uma formação, capacidade e disponibilidade para analisar e acompanhar os 'dossiers' relevantes para o país".


Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11