sicnot

Perfil

País

Vaticano alvo de chantagem para devolução de documentos roubados de Michelangelo

 O Vaticano anunciou hoje ter sido alvo da chantagem de um desconhecido, que exigiu dinheiro para devolver dois documentos de Michelangelo, roubados há cerca de 20 anos. 

© Fabrizio Bensch / Reuters

O cardeal Angelo Comastri, arcebispo da basílica de São Pedro, "recebeu uma proposta para readquirir, por um preço determinado, dois documentos. Um escrito por Michelangelo e o outro com a sua assinatura", indicou o gabinete de imprensa do Vaticano. 


"Naturalmente, o cardeal recusou por se tratarem de documentos roubados", acrescentou. 


O desaparecimento dos dois documentos dos arquivos da Fabbrica di San Pietro foi comunicado pela primeira vez em 1997 pelo arquivista da época, irmã Teresa Todaro, ao cardeal então arcebispo de São Pedro Virgilio Noé. 


A guarda do Vaticano comunicou o caso à polícia italiana para a realização de um inquérito conjunto. 


Os arquivos da Fabbrica de San Pietro contêm numerosos documentos sobre o longo processo de construção da imensa basílica, que foi concluída em 1626, após um século de trabalhos. 


Em 1547, sob o papado de Paulo III, Michelangelo, já idoso, sucedeu a Antonio da Sangallo como superintendente da construção da basílica, tendo sido o principal responsável pela conceção dos edifícios.


Miguelangelo morreu em 1564. 


Lusa
  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.