sicnot

Perfil

País

Passos Coelho hoje em Argel com energia na agenda

A quarta cimeira luso-argelina realiza-se hoje, em Argel, com a diversificação dos setores de cooperação na agenda, nomeadamente na área da segurança energética e das energias renováveis, num contexto de intensificação das relações económicas.

Reuters

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, lidera a delegação portuguesa, em que participam o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, o ministro da Economia, António Pires de Lima, e o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

A cimeira decorre num "contexto de intensificação do relacionamento bilateral entre os dois países, em particular na área económica", estando a Argélia entre os cinco principais países de destino de exportações portuguesas fora do espaço europeu e o segundo do mercado africano, a seguir a Angola, disse à Lusa fonte diplomática.

As obras públicas e a construção civil são as áreas a que se dedicam o maior número de empresas portuguesas a atuar na Argélia e há "interesse em diversificar setores de cooperação, o que inclui a área da energia, tanto ao nível de segurança energética como de energia renováveis, na qual Portugal tem 'know-how'", referiu a mesma fonte.

Serão assinados nove acordos ou protocolos entre os dois países, em áreas como a energia, os transportes, a cultura, cooperação de instituições diplomáticas, cooperação na área dos arquivos, bem como entre a agência Lusa e a sua congénere argelina, de acordo com a mesma fonte.

O programa prevê um encontro do primeiro-ministro português com o seu homólogo argelino, Abdelmalek Sellal, às 12:20 (11:20 em Lisboa), no Palácio do Governo, em que decorrerá uma "reunião plenária com a participação dos membros dos executivos de ambos os países, ocasião em que serão assinados documentos.

Em seguida, haverá uma conferência de imprensa conjunta, que decorrerá antes do almoço oficial que o primeiro-ministro da República Democrática e Popular da Argélia oferecerá a Pedro Passos Coelho, previsto para as 14:00.

O programa inclui ainda um encontro do primeiro-ministro português com o Presidente da República argelino, Abdelaziz Bouteflika, na residência da Presidência da República, às 16:00.


  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.