sicnot

Perfil

País

Professores e funcionários das escolas juntam-se à greve da Função Pública

Professores e funcionários não docentes aderem na sexta-feira à greve da Função Pública, em defesa de políticas de valorização do ensino e da profissão.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

(Francisco Seco/ AP)

Tanto a Federação Nacional dos Professores (FENPROF), como os sindicatos da Federação Nacional da Educação (FNE) aderem à paralisação, no âmbito da FESAP, a Federação Sindical de Sindicatos da Administração Pública, disse hoje à agência Lusa fonte da estrutura sindical que representa professores e outros funcionários das escolas.

A FENPROF anunciou hoje, em comunicado, que vai participar na greve, alegando ser extensa a lista de razões:

 "A municipalização, mobilidade especial, Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades, despedimentos, injustiças várias nos concursos e horários de trabalho cada vez mais sufocantes". 

Os professores contestam também o congelamento das carreiras, os cortes salariais e das pensões, o atraso no pagamento de salários a milhares de professores e o agravamento dos requisitos para a aposentação.

"Também o sistema educativo e a escola pública, em particular, têm sofrido muito com medidas como os cortes orçamentais que, em 4 anos, foram superiores a 3.000 milhões de euros", afirma a FENPROF.

A maior estrutura sindical de professores acusa igualmente o governo de desrespeitar os princípios da educação inclusiva.

A greve de dia 13, dizem, "será ainda um forte grito de protesto contra a falta de referências éticas e morais de governantes que, ao longo dos últimos anos, têm imposto grandes sacrifícios aos portugueses".


Lusa

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07