sicnot

Perfil

País

Luz solar de Santiago do Cacém com nível "quase perfeito" de raios ultravioleta

A luz solar em Santiago do Cacém tem um nível "quase perfeito" de raios ultravioleta (UV), que estimulam a produção de vitamina D pelo corpo humano, entre outras propriedades benéficas, revelaram hoje investigadores de uma universidade alemã.

As conclusões hoje apresentadas em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, dizem respeito a uma investigação efetuada pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha, no âmbito da qual foram efetuadas medições, no último trimestre do ano passado, em dois pontos do concelho.

O estudo da luz neste local foi feito por comparação a medições efetuadas, no mesmo período, em Jammertal, na Alemanha, que revelou uma maior intensidade luminosa no concelho do litoral alentejano, fator que contribui "largamente" para reduzir a incidência de depressões associadas ao inverno, afirmou Jarek Krajewski, um dos responsáveis pela investigação.

Os investigadores da universidade alemã verificaram também que, em Santiago do Cacém, há mais luz azul, relacionada com a estabilização do ritmo circadiano, que regula as atividades biológicas diárias, e com uma melhor qualidade do sono.

De acordo com Sebastian Schnieder, outro dos investigadores, o estudo permite afirmar que a luz solar do concelho alentejano tem "efeitos benéficos para a saúde", mas tal não pode ser extrapolado para outras zonas de Portugal.

"Provavelmente", explicou, a luz solar de outras localidades com as mesmas características, como a proximidade com o mar, na região poderá ter uma composição semelhante, o que só pode ser aferido através de um estudo comparativo.

Os investigadores da Universidade de Wuppertal, na qual têm sido desenvolvidos outros estudos, em vários pontos do mundo, relacionados com os efeitos psicológicos e fisiológicos da luz no ser humano, constataram ainda que, em Santiago do Cacém, a luz permite uma "perceção muito ampla das cores", uma propriedade estética" que terá mais influência na qualidade de vida e no bem-estar do que na saúde.

Uma configuração correta da iluminação no interior da casa, uma menor exposição a luz azul durante a noite e uma exposição mínima de 30 minutos diários à luz natural são alguns conselhos deixados pelos investigadores.

Segundo os responsáveis pelo estudo, o concelho de Santiago do Cacém foi escolhido com base em fontes científicas que indicavam a existência de uma "luz especial" no local.

O presidente do município, Álvaro Beijinha referiu que os resultados do estudo vieram dar uma "componente científica" ao "romantismo" que existia em redor da luz no local e revelam "condições ótimas" para aliciar potenciais turistas do norte da Europa a passarem "temporadas muito grandes" no concelho.

A investigação surgiu no âmbito de um projeto para uma herdade junto a Aldeia dos Chãos, no concelho alentejano, propriedade de Maria Loureiro, que encomendou o estudo à Universidade de Wuppertal.



Lusa
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.