sicnot

Perfil

País

Luz solar de Santiago do Cacém com nível "quase perfeito" de raios ultravioleta

A luz solar em Santiago do Cacém tem um nível "quase perfeito" de raios ultravioleta (UV), que estimulam a produção de vitamina D pelo corpo humano, entre outras propriedades benéficas, revelaram hoje investigadores de uma universidade alemã.

As conclusões hoje apresentadas em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, dizem respeito a uma investigação efetuada pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha, no âmbito da qual foram efetuadas medições, no último trimestre do ano passado, em dois pontos do concelho.

O estudo da luz neste local foi feito por comparação a medições efetuadas, no mesmo período, em Jammertal, na Alemanha, que revelou uma maior intensidade luminosa no concelho do litoral alentejano, fator que contribui "largamente" para reduzir a incidência de depressões associadas ao inverno, afirmou Jarek Krajewski, um dos responsáveis pela investigação.

Os investigadores da universidade alemã verificaram também que, em Santiago do Cacém, há mais luz azul, relacionada com a estabilização do ritmo circadiano, que regula as atividades biológicas diárias, e com uma melhor qualidade do sono.

De acordo com Sebastian Schnieder, outro dos investigadores, o estudo permite afirmar que a luz solar do concelho alentejano tem "efeitos benéficos para a saúde", mas tal não pode ser extrapolado para outras zonas de Portugal.

"Provavelmente", explicou, a luz solar de outras localidades com as mesmas características, como a proximidade com o mar, na região poderá ter uma composição semelhante, o que só pode ser aferido através de um estudo comparativo.

Os investigadores da Universidade de Wuppertal, na qual têm sido desenvolvidos outros estudos, em vários pontos do mundo, relacionados com os efeitos psicológicos e fisiológicos da luz no ser humano, constataram ainda que, em Santiago do Cacém, a luz permite uma "perceção muito ampla das cores", uma propriedade estética" que terá mais influência na qualidade de vida e no bem-estar do que na saúde.

Uma configuração correta da iluminação no interior da casa, uma menor exposição a luz azul durante a noite e uma exposição mínima de 30 minutos diários à luz natural são alguns conselhos deixados pelos investigadores.

Segundo os responsáveis pelo estudo, o concelho de Santiago do Cacém foi escolhido com base em fontes científicas que indicavam a existência de uma "luz especial" no local.

O presidente do município, Álvaro Beijinha referiu que os resultados do estudo vieram dar uma "componente científica" ao "romantismo" que existia em redor da luz no local e revelam "condições ótimas" para aliciar potenciais turistas do norte da Europa a passarem "temporadas muito grandes" no concelho.

A investigação surgiu no âmbito de um projeto para uma herdade junto a Aldeia dos Chãos, no concelho alentejano, propriedade de Maria Loureiro, que encomendou o estudo à Universidade de Wuppertal.



Lusa
  • "Temos de jogar melhor do que frente à Espanha"
    0:45
  • Ronaldo é o jogador que mais preocupa os marroquinos
    2:35
  • Recorda-se de Tahar? O ex-futebolista marroquino que já jogou em Portugal
    6:10
  • "Somos 11 milhões, queremos ser campeões e as russas são grandes canhões"
    3:54
  • Denis Cheryshev: o orgulho dos anfitriões

    Mundial 2018 / Rússia

    O avançado Denis Cheryshev foi eleito o Homem do Jogo entre Rússia e Egito, que os russos venceram por 3-1. Marcou o segundo golo dos anfitriões, o terceiro em nome próprio no Mundial e juntou-se a Cristiano Ronaldo no topo da lista de melhores marcadores. Aos 27 anos e a jogar o primeiro Mundial da carreira, Cheryshev continua a assumir-se como um dos principais rostos da esperança russa para o sucesso desta campanha. Depois de já ter sido o melhor em campo no triunfo sobre a Arábia Saudita, a nação anfitriã vê-o como uma espécie de porta-estandarte do orgulho russo na defesa da pátria.

  • Gato Achilles acerta no resultado do Rússia-Egito

    Desporto

    O gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. Depois de ter acertado na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita, o felino voltou a apostar na equipa certa, com os russos a vencerem esta terça-feira o Egipto por 3-1.

  • Os momentos que marcaram o 6.º dia de Mundial
    0:58
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O espetáculo fora das quatro linhas
    2:30
  • "Quando o Cristiano Ronaldo te convidar para almoçar, recusa"

    Desporto

    Na possibilidade de ser convidado por Cristiano Ronaldo para um almoço ou jantar, recuse. Este é o conselho de Patrice Evra, que revelou o "sofrimento" que passou quando aceitou almoçar em casa do capitão da seleção nacional, na altura em que ambos jogavam pelo Manchester United. O jogador francês falou sobre a comida "demasiado saudável" e o exercício que acabou por ter de fazer, enquanto podia estar a descansar.

    SIC

  • "Quero ir com a minha tia", o desespero das crianças afastadas dos pais nos EUA
    2:11

    Mundo

    A nova política de imigração de Donald Trump está a suscitar reações indignadas. Na fronteira com o México, as crianças refugiadas estão a ser retiradas à força aos pais e levadas para centros de acolhimento. Esta terça-feira, foi divulgado um registo áudio de uma criança a suplicar pelos pais a um dos agentes da polícia fronteiriça.

  • Protecionismo de Trump abala Wall Street

    Economia

    Abalada pela exacerbação das disputas comerciais entre os EUA e a China, a bolsa nova-iorquina encerrou esta terça-feira em baixa, com o seletivo Dow Jones a fechar em queda pela sexta sessão consecutiva.