sicnot

Perfil

País

Ministro admite que um milhão não tem médico de família e anuncia que metade vai ter

O ministro da Saúde admitiu hoje que existe um milhão de portugueses sem médico de família, mas anunciou que os concursos que estão a decorrer deverão resultar num ganho destes profissionais para 500 mil pessoas.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

REUTERS/ ARQUIVO

Paulo Macedo, que falava na Comissão Parlamentar de Saúde, afirmou que existem quatro concursos para a contratação de médicos, os quais deverão resultar em mais 500 mil utentes com médico de família até ao final do ano.

 

Ainda assim, o governante reconheceu que ainda existe um milhão de portugueses sem médico de família, número que ascendia aos dois milhões, segundo as contas de Paulo Macedo.

 

Segundo o ministro, o défice de médicos de família é maior nas Administrações Regionais de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve, existindo uma cobertura superior a 90 por cento nas outras três regiões.


Lusa

  • Ministro da Saúde insiste num projeto integrado para novo hospital de Lisboa
    1:25

    País

    O ministro da Saúde diz que o novo Hospital de Todos os Santos é um projeto integrado e que vai incluir a pediatria atualmente no Hospital Dona Estefânia. Numa entrevista à Rádio Renascença, Paulo Macedo garante que até ao fim da legislatura quer ter definido o projeto e financiamento. Já sobre a falta de recursos humanos, o ministro insiste na questão dos numerus clausus de Medicina nas universidades.

  • Paulo Macedo critica aproveitamento em torno da dívida regularizada de Passos
    0:35

    País

    O ministro da Saúde referiu-se à polémica sobre as dívidas do primeiro-ministro com uma nota de crítica para a forma como considera que a situação está a ser aproveitada em termos políticos. De resto, Paulo Macedo diz que no caso concreto a situação está regularizada e que o que é mais importante é que cada um cumpra as obrigações fiscais.

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.