Passos abre debate quinzenal com "questões de relevância política, económica e social"
Aqui às 15:00
11.03.2015 09h24
O primeiro-ministro abre hoje o debate quinzenal na Assembleia da República, tendo o Governo indicado como tema "questões de relevância política, económica e social". Mas será certamente a polémica em torno da carreira contributiva de Pedro Passos Coelho a marcar a discussão. O debate tem transmissão em direto a partir das 15:00 na SIC Notícias e também aqui, onde pode participar no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global

(Lusa/ Arquivo)
TIAGO PETINGA/ LUSA
A polémica sobre a carreira contributiva do primeiro-ministro deverá ser um dos temas centrais do debate, já que vários partidos da oposição manifestaram a intenção de questionar novamente Passos Coelho no parlamento.
A hipótese do próprio primeiro-ministro aproveitar para prestar mais esclarecimentos também já foi avançada pelo PSD, que defende que Passos Coelho deve dar explicações sobre a sua relação com a Segurança Social "no momento certo e onde for entendido", nomeadamente no debate quinzenal.
A 28 de fevereiro, o jornal Público noticiou que Pedro Passos Coelho esteve cinco anos sem pagar contribuições à Segurança Social, entre 1999 e 2004, o que o primeiro-ministro justificou com o desconhecimento dessa obrigação legal, declarando que pagou em fevereiro deste ano o montante em dívida, apesar de prescrito. Os partidos da oposição questionaram-no entretanto sobre esse assunto mas, mesmo depois de receberem as respostas do primeiro-ministro, consideram que permanecem questões por esclarecer.
A 3 de março, no encerramento das jornadas parlamentares do PSD, no Porto, Passos Coelho admitiu também a entrega de declarações "fora de prazo" no passado, ressalvando que nada deve ao fisco, e afirmou que não é "um cidadão perfeito", mas que nunca usou o lugar de primeiro-ministro "para enriquecer".
O presidente do PSD alegou que querem expor a sua vida fiscal, o que associou ao "desespero que se começa a instalar em certas áreas políticas". Entretanto, disse ao semanário Sol que teve "atrasos na entrega das declarações e nos pagamentos" ao fisco, "umas vezes por distração, outras por falta de dinheiro".
O último debate quinzenal com o primeiro-ministro na Assembleia da República aconteceu a 19 de fevereiro, na ocasião aberto pelo PSD, e ficou marcado pela discussão sobre a posição de Portugal em relação à situação na Grécia.
O primeiro-ministro defendeu então que a dignidade de Portugal e dos portugueses nunca esteve em causa durante o processo de ajustamento, apesar de fazer um "balanço crítico do funcionamento institucional da 'troika'", numa resposta a declarações do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
Já o PS acusou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, de "pôr em causa a dignidade" dos portugueses na sua visita à Alemanha e de ter sido instrumentalizada contra a Grécia, com o primeiro-ministro a repudiar estas afirmações.
Com Lusa
Relacionados
-
Passos Coelho admite vir a levantar segredo de Estado no caso das "secretas"
O primeiro-ministro, Passos Coelho, respondeu hoje ao PCP que nunca foi confrontado com um pedido de levantamento do segredo de Estado respeitante a "questões específicas" do chamado 'caso das secretas', e que se isso acontecer ponderará essa possibilidade.
-
Petição que pede demissão de Passos Coelho poderá ir a plenário
O promotor de uma petição pública eletrónica para a demissão do Governo PSD/CDS-PP, devido à polémica com a carreira contributiva do primeiro-ministro, pediu diretamente à presidente da Assembleia da República para levar o assunto a plenário.
- 2:23
Segurança Social diz que Passos Coelho nem precisava de pagar as dívidas
A oposição não está satisfeita com os esclarecimentos mais recentes do primeiro-ministro. O PCP já enviou novas perguntas a São Bento querendo saber quem era o patrão de Passos Coelho no final dos anos 90 e se ainda há prestações por pagar. A Segurança Social diz que Passos nem sequer precisava de ter pago.
- 1:31
Oposição insiste em saber quem era o patrão de Passos entre 1999 e 2004
Passos Coelho respondeu às 18 questões da oposição sobre as dívidas à Segurança Social, mas deixou sem esclarecimento quais foram as entidades que lhe pagaram durante os anos de 1999 a 2004. O primeiro-ministro quis dar como encerrada a polémica o mais rapidamente possível mas a oposição não está satisfeita.
Na Homepage
-
DJ Avicii morre aos 28 anos
Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.
20.04.2018 às 18h42
- 2:14
- 2:23
Defesa de Manuel Pinho indignada por saber das suspeitas do MP pelos jornalistas
Ricardo Salgado já foi constituído arguido no processo EDP. O antigo banqueiro é suspeito de ter corrompido Manuel Pinho enquanto ministro da Economia, no Governo de José Sócrates. A defesa de Manuel Pinho está indignada por saber das suspeitas do Ministério Público pela comunicação social.
20.04.2018 às 20h25
-
Agência DBRS sobe rating atribuído a Portugal
A agência de notação financeira DBRS melhorou o 'rating' atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspetiva estável, foi hoje anunciado.
20.04.2018 às 21h13
- 1:43
Sócrates constitui-se assistente em inquérito aberto pelo Ministério Público
José Sócrates vai constituir-se assistente no inquérito aberto pelo Ministério Público à publicação dos interrogatórios da Operação Marquês. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, o ex-primeiro ministro criticou as reportagens emitidas esta semana pela SIC.
20.04.2018 às 20h07
- 0:52
"Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.
20.04.2018 às 20h48
-
Videovigilância capta tiroteio que fez três mortos num autocarro no Brasil
Um tiroteio entre um polícia à paisana e um assaltante num autocarro no Brasil fez três mortos e quatro feridos. O momento foi captado pela câmara de videovigilância do veículo, que ligava Jabaquara e Ferrazópolis, e divulgado pelos meios de comunicação brasileiros.
20.04.2018 às 21h43
-
Kremlin nega que Putin tenha falado com Trump sobre prostitutas russas
O Kremlin negou hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, tenha falado sobre as prostitutas russas com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, quando este ainda não tinha chegado à Casa Branca.
20.04.2018 às 20h29
-
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.
20.04.2018 às 20h31
- 14:27
- 2:07
Proprietários e inquilinos em desacordo sobre Lei de Bases da Habitação
20.04.2018 às 20h43
- 1:49
PCP responsabiliza CDS pelo aumento das rendas e quer revogar lei em vigor
20.04.2018 às 20h46
-
-
-
-
- 2:39
-
Marcelo preocupado com distância entre sistema de saúde e a população
O Presidente da República mostrou-se esta sexta-feira preocupado com a distância entre o que os sistemas de saúde proporcionam e o que a população espera deles. Marcelo diz mesmo que a ação política corre atrás do tempo e que a situação na saúde é dramática.
20.04.2018 às 21h44
- 1:28
-
Regressar a uma cidade deixada em ruínas
À medida que o Daesh foi perdendo terreno no Iraque e na Síria, o grupo terrorista foi procurando ganhar vantagem noutras partes do mundo. Uma das cidades tomadas foi o Marawi, nas Filipinas. Desde maio de 2017, as forças do Governo travaram uma dura batalha contra o grupo terrorista e, só por estes dias, é que os residentes começaram a voltar para as suas casas. Obrigados a fugir na altura, os locais deparam-se agora com uma cidade em ruínas.
-
-
-
-
-
-
Papagaios de papel com combustível são nova arma de manifestantes palestinianos
20.04.2018 às 15h53
-
Já pode escolher uma morte amiga do ambiente
Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.
20.04.2018 às 20h59
- 2:59
-
Curso de maquilhagem devolve autoestima a mulheres cegas
A LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, em parceria com um salão de beleza de São Paulo, promoveu um curso gratuito de técnicas de maquilhagem para mulheres cegas. O objetivo passa por devolver a estas mulheres a autoestima.
20.04.2018 às 18h27
- 5:16
Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
Marc Spelman, de 46 anos, participou no programa de talentos "Britain's Got Talent" com um número de magia que deixou toda a plateia comovida. Conquistou o botão dourado e conseguiu passagem direta para a semifinal do programa.
20.04.2018 às 10h22