sicnot

Perfil

País

Temperaturas máximas vão baixar 3 a 4 graus até segunda-feira

As temperaturas máximas vão descer três a quatro graus Celsius em Portugal continental até à próxima segunda-feira, disse à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

1611 - O astrónomo holandês David Fabricius observa, pela primeira vez, as manchas do sol.

1611 - O astrónomo holandês David Fabricius observa, pela primeira vez, as manchas do sol.

Em declarações à Lusa, Ricardo Tavares explicou que a tendência a partir de hoje e até segunda-feira é para uma descida das temperaturas máximas.

"A tendência será para baixar trêss a quatro graus, mas está prevista uma oscilação das temperaturas até à próxima semana. Para amanhã [quinta-feira] está prevista uma pequena descida da máxima, depois, na sexta-feira, sobe e volta a descer no sábado. Vai havendo alguma variação com subidas e descidas ao longo dos próximos dias", salientou.

Quanto ao estado do tempo para hoje e para quinta-feira, Ricardo Tavares adiantou que o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado nas regiões do litoral oeste até final da manhã.

Está também previsto, segundo o IPMA, vento fraco, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral das regiões do norte e centro e acentuado arrefecimento noturno, com possibilidade de formação de geada em alguns locais do interior.

"Para quinta-feira, estamos a prever nas regiões do norte e centro céu pouco nublado ou limpo, períodos de chuva fraca no Minho e Douro litoral a partir do final da tarde, vento fraco a moderado, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima", referiu.

No sul, indicou o meteorologista, está previsto céu pouco nublado, apresentando-se em geral muito nublado nas regiões do litoral oeste até final da manhã, vento em geral fraco, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura máxima e acentuado arrefecimento noturno.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar hoje entre os 8 de mínima e os 21 graus de máxima, no Porto entre 6 e 14, em Vila Real e Viseu entre 6 e 22, em Bragança entre 4 e 21, na Guarda entre 8 e 18, em Castelo Branco entre 7 e 23, em Évora entre 6 e 24, em Beja entre 9 e 25 e em Faro entre 12 e 21
  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.