sicnot

Perfil

País

Carvalho da Silva disponível para presidenciais, Maria de Belém alimenta incerteza

O antigo secretário-geral da CGTP Carvalho da Silva afirmou-se hoje disponível para uma candidatura presidencial, enquanto a antiga presidente do PS Maria de Belém Roseira "não se exclui nem se inclui".

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

LUSA

As declarações de Maria de Belém Roseira e de Carvalho da Silva foram proferidas em entrevistas à Rádio Renascença e Antena 1, respetivamente, com o ex-sindicalista a mostrar-se disponível para uma candidatura e a antiga ministra a alimentar um tabu sobre a questão.

 

Em entrevista à Antena 1, o antigo secretário-geral da CGTP garantiu que não é obcecado com uma candidatura presidencial, mas afirmou-se disponível concorrer em 2016.

 

Carvalho da Silva disse que poderá avançar, caso o processo de auscultação que está a fazer revele que essa candidatura faz sentido.

 

"Procurarei não defraudar estas posições e estar disponível", declarou, vincando: "Não foi agora que despertei para este problema, sempre me pronunciei sobre isto. Não estamos perante uma novidade."

 

O antigo sindicalista considerou ainda que uma candidatura tem de ser apresentada antes das eleições legislativas e que não pode "interferir negativamente" nesse ato eleitoral, devendo ser "uma ajuda para criar alternativa".

 

Já Maria de Belém Roseira, em entrevista à edição da Noite da Rádio Renascença, afirmou que, "neste momento", essa é uma matéria que não está nas suas preocupações".

 

"Como militante de um partido político, vou empenhar-me relativamente às legislativas. Depois das legislativas, logo se verá", afirmou.

 

Questionada sobre se isso implica que não exclui uma candidatura presidencial, Maria de Belém alimentou a incerteza e manteve cenários em aberto.

 

"Não excluo, nem incluo", afirmou, assegurando depois que não tomará qualquer decisão pessoal nessa matéria antes das legislativas, já que estas "é que são verdadeiramente importantes".

 

À semelhança de outros dirigentes do PS, Maria de Belém Roseira realçou que o socialista António Guterres, antigo primeiro ministro e atual Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, é o melhor candidato ao cargo e "tem um perfil ajustadíssimo ao exercício de funções presidenciais".

 

 Lusa

 


 

 

 

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.