sicnot

Perfil

País

Carvalho da Silva disponível para presidenciais, Maria de Belém alimenta incerteza

O antigo secretário-geral da CGTP Carvalho da Silva afirmou-se hoje disponível para uma candidatura presidencial, enquanto a antiga presidente do PS Maria de Belém Roseira "não se exclui nem se inclui".

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

LUSA

As declarações de Maria de Belém Roseira e de Carvalho da Silva foram proferidas em entrevistas à Rádio Renascença e Antena 1, respetivamente, com o ex-sindicalista a mostrar-se disponível para uma candidatura e a antiga ministra a alimentar um tabu sobre a questão.

 

Em entrevista à Antena 1, o antigo secretário-geral da CGTP garantiu que não é obcecado com uma candidatura presidencial, mas afirmou-se disponível concorrer em 2016.

 

Carvalho da Silva disse que poderá avançar, caso o processo de auscultação que está a fazer revele que essa candidatura faz sentido.

 

"Procurarei não defraudar estas posições e estar disponível", declarou, vincando: "Não foi agora que despertei para este problema, sempre me pronunciei sobre isto. Não estamos perante uma novidade."

 

O antigo sindicalista considerou ainda que uma candidatura tem de ser apresentada antes das eleições legislativas e que não pode "interferir negativamente" nesse ato eleitoral, devendo ser "uma ajuda para criar alternativa".

 

Já Maria de Belém Roseira, em entrevista à edição da Noite da Rádio Renascença, afirmou que, "neste momento", essa é uma matéria que não está nas suas preocupações".

 

"Como militante de um partido político, vou empenhar-me relativamente às legislativas. Depois das legislativas, logo se verá", afirmou.

 

Questionada sobre se isso implica que não exclui uma candidatura presidencial, Maria de Belém alimentou a incerteza e manteve cenários em aberto.

 

"Não excluo, nem incluo", afirmou, assegurando depois que não tomará qualquer decisão pessoal nessa matéria antes das legislativas, já que estas "é que são verdadeiramente importantes".

 

À semelhança de outros dirigentes do PS, Maria de Belém Roseira realçou que o socialista António Guterres, antigo primeiro ministro e atual Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, é o melhor candidato ao cargo e "tem um perfil ajustadíssimo ao exercício de funções presidenciais".

 

 Lusa

 


 

 

 

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC