sicnot

Perfil

País

Carvalho da Silva disponível para presidenciais, Maria de Belém alimenta incerteza

O antigo secretário-geral da CGTP Carvalho da Silva afirmou-se hoje disponível para uma candidatura presidencial, enquanto a antiga presidente do PS Maria de Belém Roseira "não se exclui nem se inclui".

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

LUSA

As declarações de Maria de Belém Roseira e de Carvalho da Silva foram proferidas em entrevistas à Rádio Renascença e Antena 1, respetivamente, com o ex-sindicalista a mostrar-se disponível para uma candidatura e a antiga ministra a alimentar um tabu sobre a questão.

 

Em entrevista à Antena 1, o antigo secretário-geral da CGTP garantiu que não é obcecado com uma candidatura presidencial, mas afirmou-se disponível concorrer em 2016.

 

Carvalho da Silva disse que poderá avançar, caso o processo de auscultação que está a fazer revele que essa candidatura faz sentido.

 

"Procurarei não defraudar estas posições e estar disponível", declarou, vincando: "Não foi agora que despertei para este problema, sempre me pronunciei sobre isto. Não estamos perante uma novidade."

 

O antigo sindicalista considerou ainda que uma candidatura tem de ser apresentada antes das eleições legislativas e que não pode "interferir negativamente" nesse ato eleitoral, devendo ser "uma ajuda para criar alternativa".

 

Já Maria de Belém Roseira, em entrevista à edição da Noite da Rádio Renascença, afirmou que, "neste momento", essa é uma matéria que não está nas suas preocupações".

 

"Como militante de um partido político, vou empenhar-me relativamente às legislativas. Depois das legislativas, logo se verá", afirmou.

 

Questionada sobre se isso implica que não exclui uma candidatura presidencial, Maria de Belém alimentou a incerteza e manteve cenários em aberto.

 

"Não excluo, nem incluo", afirmou, assegurando depois que não tomará qualquer decisão pessoal nessa matéria antes das legislativas, já que estas "é que são verdadeiramente importantes".

 

À semelhança de outros dirigentes do PS, Maria de Belém Roseira realçou que o socialista António Guterres, antigo primeiro ministro e atual Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, é o melhor candidato ao cargo e "tem um perfil ajustadíssimo ao exercício de funções presidenciais".

 

 Lusa

 


 

 

 

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.