sicnot

Perfil

País

Governo avança para criação de lista de pedófilos

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros uma proposta de lei para a criação de uma base de dados de abusadores de menores. A medida é inspirada nas experiências que já existem no Reino Unido e em França e visa combater e prevenir a reincidência dos abusadores sexuais. Seguirá para o parlamento.

O Conselho Superior do Ministério Público levanta várias dúvidas e considera, por exemplo, que a lista põe em causa o direito de reintegração do agressor, propondo, por isso, que a criação da lista seja substituída por um reforço no policiamento de proximidade nos locais onde residam condenados por crimes sexuais. (Arquivo)

O Conselho Superior do Ministério Público levanta várias dúvidas e considera, por exemplo, que a lista põe em causa o direito de reintegração do agressor, propondo, por isso, que a criação da lista seja substituída por um reforço no policiamento de proximidade nos locais onde residam condenados por crimes sexuais. (Arquivo)

Carlos Barria / Reuters

Segundo o secretário de Estado da Justiça, António Costa Moura, é proposto que quem exerce responsabilidades parentais possa perguntar às autoridades policiais da sua área de residência, "com fundamento em situações concretas", se determinada pessoa consta ou não daquela base de dados, que "será diretamente acessível às autoridades policiais e judiciárias" e também "aos serviços de reinserção social e às comissões de proteção de crianças e jovens".

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, salientou que está em causa "apenas a inscrição de nomes de pessoas condenadas com trânsito em julgado", adiantou que o registo terá uma duração limitada, entre cinco e vinte anos, em função da duração da pena de prisão, e apelou a um "verdadeiro debate nacional" sobre esta matéria.

A lista de pedófilos tem sido uma bandeira da ministra da Justiça, mas já foi altamente criticada por muitos setores da justiça.  

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, esta é uma de "duas medidas para a proteção da criança e para a prevenção e minimização dos riscos da prática de infrações de natureza sexual contra crianças" da proposta de lei hoje aprovada, sendo a outra "a inibição de uma pessoa condenada do exercício de atividades profissionais ou voluntárias que impliquem contatos diretos e regulares com crianças".



Com Lusa
  • Ministra da Justiça não recua na criação da base de dados de pedófilos
    2:00

    País

    A ministra da Justiça diz que não vai recuar na criação de uma base de dados de pessoas condenadas por crimes sexuais contra menores. Paula Teixeira da Cruz admite que o tema é sensível, mas garante que está determinada. A Procuradora-Geral da República apoia a ideia, mas apenas se o acesso aos nomes de pedófilos for muito limitado.

  • Juízes consideram registo de pedófilos "populista" e "perigoso"
    1:50

    País

    A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, voltou esta quarta-feira a defender a criação de um registo de pedófilos, alegando que está em causa o superior interesse da criança. Esta terça-feira, um parecer da associação sindical de juízes classificou a proposta de lei como populista e perigosa.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.