sicnot

Perfil

País

PDR definitivamente impedido de concorrer às eleições na Madeira

O Tribunal Constitucional rejeitou o recurso do Partido Democrático Republicano (PDR) pelo que o partido se vê definitivamente impedido de concorrer às eleições regionais da Madeira, confirmou hoje à Lusa fonte do partido.

© Duarte Sa / Reuters

No último dia 4 o Tribunal da Comarca da Madeira manteve a decisão (já tomada a 19 de fevereiro) de não admitir a candidatura do partido, baseando-se no facto de a criação do PDR ter ocorrido depois da marcação da data das eleições pelo Presidente da República.

De acordo com a Lei Eleitoral, cabe ao Tribunal Constitucional decidir sobre os recursos de forma definitiva.

Vieira da Cunha, da direção do PDR, disse à agência Lusa que o partido recebeu hoje a resposta do Tribunal, uma decisão que classificou de "absolutamente incorreta à luz da Constituição".

Afirmando que "explicações oficiais" serão feiras por parte do presidente do partido, Marinho e Pinto, Vieira da Cunha adiantou ainda assim que o PDR já existia no dia em que foram marcadas as eleições", porque a apresentação legal do partido junto do Tribunal Constitucional tinha sido feita "cerca de um mês e meio antes".

"Se houve atraso foi do Tribunal Constitucional, que reteve excessivamente a aprovação da legalização do partido", disse à Lusa.

Vieira da Cunha (secretário-geral indigitado) salientou que o PDR se apresentou na Madeira legalmente constituído, pela que a decisão do Tribunal Constitucional "é uma arbitrariedade" e uma decisão "muito estranha".

Esta noite o Diário de Notícias da Madeira já dava conta da decisão do Tribunal e citava Marinho e Pinto, eurodeputado e fundador do partido: "Não nos deixou concorrer por um ato praticado pelo próprio Tribunal, que decidiu que o PDR era partido a 11 de fevereiro, se tem decidido 12 dias antes podíamos ir às eleições".

A Lusa tentou obter um comentário de Marinho e Pinto mas tal não foi possível.

As eleições antecipadas de 29 de março na Madeira acontecem na sequência do pedido de exoneração apresentado pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, depois de ter sido substituído na liderança do partido maioritário (PSD) por Miguel Albuquerque.

Lusa
  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25