Ferro Rodrigues diz que a direita está "em morte lenta mas segura"
13.03.2015 19h05
O líder parlamentar do PS sustentou hoje que o modelo do Governo PSD/CDS "fracassou", razão pela qual defendeu que "a direita terá uma morte lenta mas segura" e que António Costa será primeiro-ministro dentro de seis meses.

Lusa
Ferro Rodrigues falava na sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do PS em Gaia, num discurso em que disse ser "uma honra" desempenhar as funções de presidente da bancada socialista, "com a certeza que [o secretário-geral] António Costa será primeiro-ministro" dentro de seis meses.
A seguir, também em outra nota de improviso, o líder da bancada socialista rejeitou ter pessoalmente "uma visão maniqueísta" entre esquerda e direita, no sentido de que "de um lado estão os bons e do outro os maus".
"Mas há uma coisa que é óbvia: As políticas ensaiadas pela direita nestes últimos quatro anos, este modelo de estar de joelhos perante a 'troika' (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia), este modelo de empobrecimento para se chegar a uma certa competitividade, este modelo falhou", sustentou.
Para Ferro Rodrigues, o modelo de austeridade "fracassou" em toda a linha.
"A direita está em morte lenta mas segura", disse, antes de defender que nos últimos quatro anos se assistiu "a um aumento dramático da pobreza, com 2,7 milhões de portugueses em risco de pobreza - um em cada quatro cidadãos".
De acordo com o presidente do Grupo Parlamentar do PS, desde o início da presente legislatura, assistiu-se "à destruição da classe média, ao ataque aos reformados e aos funcionários públicos".
"Reformados e funcionários públicos que, dispondo hoje de um rendimento mais baixo que no início de 2012, viram somar-se sobretaxas extraordinárias, alterações nos escalões de rendimento no IRS, a limitação das deduções à coleta em áreas como a saúde e habitação, a eliminação dos passes sociais para os jovens do ensino básico, secundário e superior e, mesmo, uma reforma da fiscalidade verde com uma carga adicional de impostos de 150 milhões de euros".
Uma reforma da fiscalidade verde, segundo Ferro Rodrigues, apenas "para benefício de um quociente familiar, com efeito regressivo nas famílias com descendentes ou ascendentes a cargo, que prejudica claramente aqueles com menos rendimentos".
"Quatro anos foram suficientes para impor a Portugal a maior carga fiscal de sempre, que atingirá este ano 37 por cento do PIB (Produto Interno Bruto), segundo as contas do próprio Governo. Mas os números não são apenas números. São pessoas", advogou.
Na sua intervenção, Ferro Rodrigues, que assume as funções de líder parlamentar do PS desde outubro, procurou também fazer um breve balanço da atividade da bancada socialista nesta sessão legislativa.
De acordo com o ex-ministro socialista dos governos de António Guterres, desde outubro passado, houve "uma intensa ação legislativa em paralelo com 253 perguntas e requerimentos".
"Uma ação que passou pelas 34 propostas de alteração que apresentámos ao Orçamento do Estado para 2015 e que foram todas rejeitadas pela maioria PSD/CDS", apontou.
Para além do Orçamento do Estado, ainda segundo o balanço feito por Ferro Rodrigues, o PS apresentou 76 iniciativas legislativas: 29 projetos de lei, 42 projetos de resolução e cinco apreciações parlamentares.
"Das iniciativas que já foram votadas, 73 por cento foram rejeitadas, quase sempre por responsabilidade exclusiva da maioria PSD/CDS. Argumentam [na maioria PSD/CDS] que as nossas propostas são socialistas. Pois bem, ainda bem que são socialistas", declarou, numa nota de esquerda que lhe valeu uma salva de palmas da plateia.
Lusa
Na Homepage
- 1:46
Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.
20.04.2018 às 12h43
-
Todos os casos confirmados de sarampo estão curados
Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados, havendo ainda 18 casos a ser investigados, segundo um boletim hoje emitido pela Direção-geral da Saúde (DGS).
20.04.2018 às 15h44
- 0:49
Rui Rio responsabiliza Governo de Sócrates pelas condições da ala pediátrica do S. João
O líder do PSD diz que conhece bem o problema da ala pediátrica do hospital de São João e responsabilizou o Governo de Sócrates pelo estado a que chegou o serviço.
20.04.2018 às 13h48
- 2:37
Ricardo Salgado é suspeito de pagar 1M€ a Manuel Pinho
Ricardo Salgado vai ser constituído arguido no processo EDP. O homem forte do GES é suspeito de ter pagado 1 milhão de euros ao antigo ministro Manuel Pinho através de transferências mensais. Metade terá sido paga enquanto o economista ainda estava no Governo.
20.04.2018 às 14h10
-
Preço dos combustíveis volta a subir na próxima semana
O preço dos combustíveis volta a subir já na segunda-feira, pela segunda semana consecutiva. Em algumas bombas, o gasóleo vai custar 1,40 euros por litro.
20.04.2018 às 14h55
-
Fim de semana com chuva e descida da temperatura
A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.
20.04.2018 às 7h29
-
ETA reconhece danos e pede "sinceras desculpas" às vítimas
A organização separatista basca ETA reconheceu hoje os "danos causados" e a "responsabilidade direta" no "sofrimento excessivo" da sociedade basca durante décadas, pelo qual pediu "sinceras desculpas".
20.04.2018 às 9h01
-
-
Príncipe Carlos vai suceder à rainha Isabel II na liderança da Commonwealth
O príncipe Carlos foi esta sexta-feira aprovado como sucessor da Rainha Isabel II à liderança da Commonwealth, noticiou a imprensa britânica. O príncipe irá ocupar o lugar na mesma altura em que se tornar Rei de Inglaterra.
20.04.2018 às 15h20
- 1:29
Cuba tem um novo Presidente para manter tudo como está
O novo presidente de Cuba Miguel Díaz Canel promete honrar o legado de Fidel e Raul Castro e defender o socialismo em Cuba. O número dois do regime de Havana promete dar continuidade às reformas iniciadas pelo antecessor Raul Castro que, com 86 anos, vai continuar como secretário-geral do PC de Cuba pelo menos até 2021.
20.04.2018 às 14h36
-
Papagaios de papel com combustível são nova arma de manifestantes palestinianos
20.04.2018 às 15h53
- 2:15
Investigação portuguesa em oftalmologia considerada a melhor na área da catarata e cirurgia refrativa
Uma equipa de oftalmologia de Coimbra ganhou um dos mais prestigiados prémios internacionais na área de catarata e cirurgia refrativa. A descoberta vai dar um importante contributo para o desenvolvimento de lentes mais adequadas.
18.04.2018 às 11h58
- 3:30
O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.
20.04.2018 às 15h28
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14