sicnot

Perfil

País

PS exige esclarecimento sobre "bolsa de contribuintes VIP"

PS exige esclarecimento sobre "bolsa de contribuintes VIP"

Ferro Rodrigues diz que a questão da lista de contribuintes VIP é política e não judicial. O líder parlamentar do PS falou em Gaia nas jornadas parlamentares do partido, onde disse que os socialistas estão atentos à alegada lista.

Ferro Rodrigues falava na sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do PS, numa fase do discurso em que se referiu ao facto de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter negado a existência de uma "bolsa VIP" de contribuintes, durante o debate quinzenal de quarta-feira passada - posição logo depois contrariada por dirigentes sindicais.

"Não fiquem ilusões porque o PS, a todos os níveis, no parlamento e fora do parlamento, quererá saber exatamente o que se passa com a chamada bolsa de contribuintes de VIP. O primeiro-ministro respondeu-me que não existia, mas resguardou-se sempre num comunicado das finanças e dos responsáveis administrativos, mas agora há um dirigente sindical a dizer que há mesmo essa lista VIP e que foi entregue pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais [Paulo Núncio]", referiu Ferro Rodrigues.

Perante estas contradições, o presidente do Grupo Parlamentar do PS salientou que o país "não está confrontado com uma questão judicial" - isto, depois de o secretário de Estado ter dito que vai processar os autores da denúncia.

"Esta é uma questão política. Queremos que esta questão fique clara e aquilo que o primeiro-ministro disse, para nós, não chega", frisou Ferro Rodrigues.


Com Lusa
  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.