sicnot

Perfil

País

Paulo Dentinho é o novo diretor de informação da RTP

Já são conhecidos os novos nomes dos diretores de informação da televisão e da rádio públicas. Paulo Dentinho, até agora correspondente do canal em Paris, vai ser diretor de informação da RTP.  Por sua vez, João Paulo Baltazar, antigo jornalista da TSF, é a escolha para esse lugar na RDP. 

As escolhas da administração já foram comunicadas aos trabalhadores e enviadas para aprovação da Entidade Reguladora da Comunicação. Os dois nomes têm de receber parecer positivo antes de serem confirmados no cargo. 

Os dois jornalistas são diretores de informação "transversais para todos os canais", um na televisão e o outro na rádio, explicou o presidente da empresa, Gonçalo Reis, citado pela Lusa.

A nova estrutura organizativa, que volta a dar autonomia às antenas internacionais, conta, para além de João Paulo Baltazar, com mais uma contratação externa, a de Daniel Deusdado, que será diretor de programas da RTP1, diretor da RTP Informação e diretor da RTP Internacional.

José Arantes fica a liderar a direção da RTP África e Teresa Paixão é a nova diretora de programas da RTP2.

Rui Pêgo fica na direção da Antena 1, Antena 2 e diretor da RDP Internacional, enquanto Nuno Reis é o diretor da Antena 3.

Os atuais diretores da RTP e RDP nos Açores e Madeira mantêm-se, tal como o atual diretor da RDP África, Rui Pego.

Gonçalo Madaíl assume a direção da RTP Memória.

Questionado sobre quem serão os adjuntos, Gonçalo Reis explicou que esta é uma "nomeação de primeira linha, depois as equipas serão constituídas" pelos nomeados.

Estas mudanças estão "integradas num processo", disse o gestor, recordando que a nova administração chegou à empresa há pouco mais de um mês.

"Fizemos o levantamento da realidade atual, fizemos o Projeto Estratégico, assinámos o contrato de concessão", agora é a vez de "colocar a equipa no terreno".

Para Gonçalo Reis fazer esta mudança geral acaba por ser um "fator de estabilização e de credibilização", já que é solução "integrada".

"Dá uma certa coerência da visão de conjunto", disse, acrescentando que a nova equipa está "muito alinhada com a visão da RTP de serviço público numa lógica diferenciadora e de qualidade no panorama audiovisual".

"Há uma combinação interessante entre profissionais muito experientes e gente nova em que apostamos", sublinhou Gonçalo Reis.

Com Lusa
  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à UE e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido perdão da dívida como os partidos da esquerda chegaram a defender.

  • Ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • "Têm um verdadeiro amigo na Casa Branca"

    Mundo

    O Presidente norte-americano reafirmou esta sexta-feira o apoio ao direito de porte de armas no país, sublinhando, numa convenção daquele 'lobby', que "o ataque de oito anos às liberdades consagradas no Artigo 2.º [da Constituição]" terminou.

  • A história de Macron e Brigitte Trogneux, 25 anos mais velha
    1:25

    Eleições França 2017

    A segunda volta das eleições francesas acontece já no próximo dia 7 de maio. Caso Emmanuel Macron seja eleito, o país terá como primeira-dama uma mulher 25 anos mais velha do que o Presidente. Brigitte Trogneux tem 64 anos e Macron 39, conheceram-se no liceu privado de jesuítas, em Amiens. Brigitte era a professora e Macron o aluno. Conheça a história do casal. 

  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Presidente da Macedónia convocou reunião de emergência

    Mundo

    O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, convocou esta sexta-feira uma reunião de emergência com líderes políticos, após manifestantes, maioritariamente apoiantes da maioria conservadora, invadirem o Parlamento e atacarem deputados da oposição, fazendo 77 feridos.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.