sicnot

Perfil

País

Paulo Dentinho é o novo diretor de informação da RTP

Já são conhecidos os novos nomes dos diretores de informação da televisão e da rádio públicas. Paulo Dentinho, até agora correspondente do canal em Paris, vai ser diretor de informação da RTP.  Por sua vez, João Paulo Baltazar, antigo jornalista da TSF, é a escolha para esse lugar na RDP. 

As escolhas da administração já foram comunicadas aos trabalhadores e enviadas para aprovação da Entidade Reguladora da Comunicação. Os dois nomes têm de receber parecer positivo antes de serem confirmados no cargo. 

Os dois jornalistas são diretores de informação "transversais para todos os canais", um na televisão e o outro na rádio, explicou o presidente da empresa, Gonçalo Reis, citado pela Lusa.

A nova estrutura organizativa, que volta a dar autonomia às antenas internacionais, conta, para além de João Paulo Baltazar, com mais uma contratação externa, a de Daniel Deusdado, que será diretor de programas da RTP1, diretor da RTP Informação e diretor da RTP Internacional.

José Arantes fica a liderar a direção da RTP África e Teresa Paixão é a nova diretora de programas da RTP2.

Rui Pêgo fica na direção da Antena 1, Antena 2 e diretor da RDP Internacional, enquanto Nuno Reis é o diretor da Antena 3.

Os atuais diretores da RTP e RDP nos Açores e Madeira mantêm-se, tal como o atual diretor da RDP África, Rui Pego.

Gonçalo Madaíl assume a direção da RTP Memória.

Questionado sobre quem serão os adjuntos, Gonçalo Reis explicou que esta é uma "nomeação de primeira linha, depois as equipas serão constituídas" pelos nomeados.

Estas mudanças estão "integradas num processo", disse o gestor, recordando que a nova administração chegou à empresa há pouco mais de um mês.

"Fizemos o levantamento da realidade atual, fizemos o Projeto Estratégico, assinámos o contrato de concessão", agora é a vez de "colocar a equipa no terreno".

Para Gonçalo Reis fazer esta mudança geral acaba por ser um "fator de estabilização e de credibilização", já que é solução "integrada".

"Dá uma certa coerência da visão de conjunto", disse, acrescentando que a nova equipa está "muito alinhada com a visão da RTP de serviço público numa lógica diferenciadora e de qualidade no panorama audiovisual".

"Há uma combinação interessante entre profissionais muito experientes e gente nova em que apostamos", sublinhou Gonçalo Reis.

Com Lusa
  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.