sicnot

Perfil

País

Paulo Dentinho é o novo diretor de informação da RTP

Já são conhecidos os novos nomes dos diretores de informação da televisão e da rádio públicas. Paulo Dentinho, até agora correspondente do canal em Paris, vai ser diretor de informação da RTP.  Por sua vez, João Paulo Baltazar, antigo jornalista da TSF, é a escolha para esse lugar na RDP. 

As escolhas da administração já foram comunicadas aos trabalhadores e enviadas para aprovação da Entidade Reguladora da Comunicação. Os dois nomes têm de receber parecer positivo antes de serem confirmados no cargo. 

Os dois jornalistas são diretores de informação "transversais para todos os canais", um na televisão e o outro na rádio, explicou o presidente da empresa, Gonçalo Reis, citado pela Lusa.

A nova estrutura organizativa, que volta a dar autonomia às antenas internacionais, conta, para além de João Paulo Baltazar, com mais uma contratação externa, a de Daniel Deusdado, que será diretor de programas da RTP1, diretor da RTP Informação e diretor da RTP Internacional.

José Arantes fica a liderar a direção da RTP África e Teresa Paixão é a nova diretora de programas da RTP2.

Rui Pêgo fica na direção da Antena 1, Antena 2 e diretor da RDP Internacional, enquanto Nuno Reis é o diretor da Antena 3.

Os atuais diretores da RTP e RDP nos Açores e Madeira mantêm-se, tal como o atual diretor da RDP África, Rui Pego.

Gonçalo Madaíl assume a direção da RTP Memória.

Questionado sobre quem serão os adjuntos, Gonçalo Reis explicou que esta é uma "nomeação de primeira linha, depois as equipas serão constituídas" pelos nomeados.

Estas mudanças estão "integradas num processo", disse o gestor, recordando que a nova administração chegou à empresa há pouco mais de um mês.

"Fizemos o levantamento da realidade atual, fizemos o Projeto Estratégico, assinámos o contrato de concessão", agora é a vez de "colocar a equipa no terreno".

Para Gonçalo Reis fazer esta mudança geral acaba por ser um "fator de estabilização e de credibilização", já que é solução "integrada".

"Dá uma certa coerência da visão de conjunto", disse, acrescentando que a nova equipa está "muito alinhada com a visão da RTP de serviço público numa lógica diferenciadora e de qualidade no panorama audiovisual".

"Há uma combinação interessante entre profissionais muito experientes e gente nova em que apostamos", sublinhou Gonçalo Reis.

Com Lusa
  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.