sicnot

Perfil

País

Paulo Dentinho é o novo diretor de informação da RTP

Já são conhecidos os novos nomes dos diretores de informação da televisão e da rádio públicas. Paulo Dentinho, até agora correspondente do canal em Paris, vai ser diretor de informação da RTP.  Por sua vez, João Paulo Baltazar, antigo jornalista da TSF, é a escolha para esse lugar na RDP. 

As escolhas da administração já foram comunicadas aos trabalhadores e enviadas para aprovação da Entidade Reguladora da Comunicação. Os dois nomes têm de receber parecer positivo antes de serem confirmados no cargo. 

Os dois jornalistas são diretores de informação "transversais para todos os canais", um na televisão e o outro na rádio, explicou o presidente da empresa, Gonçalo Reis, citado pela Lusa.

A nova estrutura organizativa, que volta a dar autonomia às antenas internacionais, conta, para além de João Paulo Baltazar, com mais uma contratação externa, a de Daniel Deusdado, que será diretor de programas da RTP1, diretor da RTP Informação e diretor da RTP Internacional.

José Arantes fica a liderar a direção da RTP África e Teresa Paixão é a nova diretora de programas da RTP2.

Rui Pêgo fica na direção da Antena 1, Antena 2 e diretor da RDP Internacional, enquanto Nuno Reis é o diretor da Antena 3.

Os atuais diretores da RTP e RDP nos Açores e Madeira mantêm-se, tal como o atual diretor da RDP África, Rui Pego.

Gonçalo Madaíl assume a direção da RTP Memória.

Questionado sobre quem serão os adjuntos, Gonçalo Reis explicou que esta é uma "nomeação de primeira linha, depois as equipas serão constituídas" pelos nomeados.

Estas mudanças estão "integradas num processo", disse o gestor, recordando que a nova administração chegou à empresa há pouco mais de um mês.

"Fizemos o levantamento da realidade atual, fizemos o Projeto Estratégico, assinámos o contrato de concessão", agora é a vez de "colocar a equipa no terreno".

Para Gonçalo Reis fazer esta mudança geral acaba por ser um "fator de estabilização e de credibilização", já que é solução "integrada".

"Dá uma certa coerência da visão de conjunto", disse, acrescentando que a nova equipa está "muito alinhada com a visão da RTP de serviço público numa lógica diferenciadora e de qualidade no panorama audiovisual".

"Há uma combinação interessante entre profissionais muito experientes e gente nova em que apostamos", sublinhou Gonçalo Reis.

Com Lusa
  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.