sicnot

Perfil

País

Governo prevê investir 750 milhões na preservação da zona costeira até 2050

O ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, Jorge Moreira da Silva, anunciou esta segunda-feira que o Governo pretende investir 750 milhões de euros até 2050 no combate à erosão costeira do litoral português.

O ministro do Ambiente disse ainda que espera ter concluído também até junho uma proposta de gestão integrada da zona costeira. (Arquivo)

O ministro do Ambiente disse ainda que espera ter concluído também até junho uma proposta de gestão integrada da zona costeira. (Arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

O anúncio foi feito hoje à tarde, em Lisboa, na apresentação de um relatório sobre a erosão costeira, elaborado por um grupo de trabalho criado pelo Governo, cuja principal conclusão foi a necessidade de alimentar artificialmente, de forma sistemática, a areia das praias.

"Para nós é esforço urgente e prioritário. Portugal está numa situação de maior vulnerabilidade do que outros países. Tem 25% da sua costa sob erosão e 66% sob risco. Por isso é fundamental que, mesmo num quadro de restrição orçamental, possamos fazer a adaptação às alterações climáticas", afirmou aos jornalistas Jorge Moreira de Silva.

Nesse sentido, o ministro afirmou que o Governo prevê realizar um investimento de 200 milhões de euros até 2020 (inserido no quadro comunitário de apoio Portugal2020) e 750 milhões de euros até 2050, através de ações de planeamento e proteção, elaboração de cartas de risco, alimentações artificiais de praias e monitorização da costa portuguesa.

Jorge Moreira da Silva explicou que dado o "défice de sedimentos existentes em algumas zonas de costa que o governo pretende levar a cabo "alimentações de elevada magnitude", estando neste momento a "identificar fontes possíveis de sedimentos", trabalho que deverá estar concluído até junho.

Para esse trabalho, Jorge Moreira da Silva referiu que terá de existir uma maior articulação entre o Governo e a gestão dos portos, uma vez que muitas das "dragagens" (remoção de sedimentos) serão feitas aí.

O ministro do Ambiente disse ainda que espera ter concluído também até junho uma proposta de gestão integrada da zona costeira.

O relatório sobre a orla costeira portuguesa foi coordenado por Filipe Duarte Santos que alertou para a rápida erosão da costa e para a necessidade de adotar medidas para o curto prazo (2020), mas também médio (2050) e longo (2100)

O grupo de trabalho identificou como a zona mais crítica o troço entre a foz do Douro e a Nazaré.
Lusa
  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.