sicnot

Perfil

País

Hospital de Coimbra quer liderar estudo sobre cérebro de pessoas violentas

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) celebrou hoje um protocolo com o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), com o objetivo de "liderar o país" no estudo sobre o cérebro de pessoas com comportamentos violentos.

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

O ICNAS, da Universidade de Coimbra, e o CHUC querem "estudar cientificamente o que se passa no cérebro de pessoas com tendência para o suicídio ou para a violência", passando todo o trabalho desenvolvido no CHUC em torno da violência "para o lado da ciência", disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração, José Martins Nunes, à margem da assinatura do protocolo.

Dessa forma, foi hoje assinado um protocolo entre as duas instituições que prevê a criação de uma "Unidade Avançada de Pesquisa e Imagem do Trauma Psicogénico", para o desenvolvimento de projetos conjuntos.

O CHUC tem vindo a criar "mecanismos" e unidades em torno da violência e de situações traumáticas, aliando-se agora ao ICNAS, que desenvolve "um excelente trabalho" de investigação, sublinhou.

"Queremos liderar o país nesta questão de se perceber o que se passa no cérebro das pessoas", referiu, explanando que a investigação vai já começar com recursos próprios, sendo possível, no futuro, "envolver fundos comunitários".

Para José Martins Nunes, é fundamental tentar compreender "se há uma relação entre o cérebro" e comportamentos violentos.

Esta é uma matéria "não estudada", sendo necessário criar-se "conteúdo científico" sobre o mesmo problema, apontou o presidente do CHUC.

O ICNAS, criado em 2009, possui valências de áreas como a biologia, medicina ou física, e realiza exames médicos especializados em neurologia, cardiologia e oncologia e investigação focada nas neurociências e doenças crónicas.

Lusa
  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.