sicnot

Perfil

País

PS disponível para revisão constitucional "extraordinária e cirúrgica"

Numa carta enviada aos grupos parlamentares, o PS diz-se disponível para uma revisão constitucional "extraordinária e cirúrgica".

No final das jornadas parlamentares, em Gaia, António Costa defendeu um novo modelo para a nomeação do governador do Banco de Portugal.

No final das jornadas parlamentares, em Gaia, António Costa defendeu um novo modelo para a nomeação do governador do Banco de Portugal.

Lusa

No final das jornadas parlamentares, em Gaia, António Costa defendeu um novo modelo para a nomeação do governador do Banco de Portugal. Os socialistas querem que seja feita por decreto do Presidente da República, por indicação do Governo e tendo sido ouvido no Parlamento.

A maioria disse que essa alteração exigiria uma revisão da Constituição. O PS mostra, assim, abertura a essa possibilidade, se os  partidos com assento parlamentar mostrarem abertura para fazer estas alterações

O projecto-lei vai ser debatido na assembleia a 10 de abril.
  • PSD recusa revisão constitucional
    0:42

    País

    Marco António Costa diz que o PSD não está disponível para uma revisão constitucional nesta altura. O vice-presidente do PSD reage assim à intenção do PS de mexer na Constituição para poder alterar a forma de escolha do governador do Banco de Portugal.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.