sicnot

Perfil

País

Maria José Costeira vence eleições para Associação Sindical de Juízes

A secretária-geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), Maria José Costeira, é a nova presidente da direção da associação depois de vencer as eleições de sábado. 

SIC

Maria José Costeira, que encabeçava a lista B - 'Somos Juízes', venceu as eleições com 669 votos, contra os 423 alcançados por Luís Miguel Martins (lista A -- 'Em Nome dos Juízes') e os 357 votos recolhidos por Alziro Cardoso (lista C -- 'Firmeza e Dignidade').

Nestas eleições da ASJP podem votar cerca de 2.200 juízes, tendo sido contabilizados 1.449 votos.

A ainda secretária-geral da ASJP atribuiu, nestas eleições, especial importância à aprovação do novo Estatuto dos juízes, ainda durante esta legislatura, apontando o compromisso político assumido pela ministra da Justiça nesta matéria, que prevê a melhoria remuneratória da classe, através da atribuição de um subsídio.

Maria José Costeira foi apoiada nestas eleições pelo ainda presidente da ASJP, juiz conselheiro Mouraz Lopes.

Luís Miguel Martins, juiz em Santa Maria da Feira, considera "absolutamente essencial" a revisão urgente do Estatuto dos Magistrados Judiciais e a valorização do vencimento-base dos juízes. Quanto à nova organização judiciária alerta para o facto de haver tribunais a funcionar em "condições indignas", nomeadamente em contentores, com problemas de ordem sanitária.

O desembargador Alziro Cardoso assume-se como o candidato da única "lista de mudança", indicando como prioridades a defesa da independência do poder judicial e da dignidade da função jurisdicional, metas que passam pela discussão da questão remuneratória. O candidato pugna ainda por um novo modelo de progressão na carreira que não tenha como critério essencial a realização de mestrados e doutoramentos.



Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.