sicnot

Perfil

País

Maria José Costeira vence eleições para Associação Sindical de Juízes

A secretária-geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), Maria José Costeira, é a nova presidente da direção da associação depois de vencer as eleições de sábado. 

SIC

Maria José Costeira, que encabeçava a lista B - 'Somos Juízes', venceu as eleições com 669 votos, contra os 423 alcançados por Luís Miguel Martins (lista A -- 'Em Nome dos Juízes') e os 357 votos recolhidos por Alziro Cardoso (lista C -- 'Firmeza e Dignidade').

Nestas eleições da ASJP podem votar cerca de 2.200 juízes, tendo sido contabilizados 1.449 votos.

A ainda secretária-geral da ASJP atribuiu, nestas eleições, especial importância à aprovação do novo Estatuto dos juízes, ainda durante esta legislatura, apontando o compromisso político assumido pela ministra da Justiça nesta matéria, que prevê a melhoria remuneratória da classe, através da atribuição de um subsídio.

Maria José Costeira foi apoiada nestas eleições pelo ainda presidente da ASJP, juiz conselheiro Mouraz Lopes.

Luís Miguel Martins, juiz em Santa Maria da Feira, considera "absolutamente essencial" a revisão urgente do Estatuto dos Magistrados Judiciais e a valorização do vencimento-base dos juízes. Quanto à nova organização judiciária alerta para o facto de haver tribunais a funcionar em "condições indignas", nomeadamente em contentores, com problemas de ordem sanitária.

O desembargador Alziro Cardoso assume-se como o candidato da única "lista de mudança", indicando como prioridades a defesa da independência do poder judicial e da dignidade da função jurisdicional, metas que passam pela discussão da questão remuneratória. O candidato pugna ainda por um novo modelo de progressão na carreira que não tenha como critério essencial a realização de mestrados e doutoramentos.



Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.