Amnistia apela a Portugal que interceda a favor do angolano Rafael Marques
23.03.2015 15h26
A secção portuguesa da Amnistia Internacional lançou uma petição em que apela ao Governo português para interceder junto do executivo de Luanda para que seja retirada a acusação contra o jornalista angolano Rafael Marques.

(SIC/ Arquivo)
"Ajude-nos a apelar ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que encorajem o Governo de Angola a retirar a acusação contra Rafael Marques", refere a petição divulgada através da página oficial da Amnistia Internacional na internet.
A organização considera que o também ativista está a ser alvo de perseguição "por exercer o seu direito à liberdade de expressão protegido pelo direito internacional", acrescenta a Amnistia Internacional.
"Rafael Marques tem sido repetidamente perseguido por responsáveis do Governo de Angola, e está agora a ser alvo de acusação pelo simples exercício do seu direito à liberdade de expressão, reconhecido e garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e pelos Artigos 40 e 44 da Constituição de Angola, assim como por outros instrumentos jurídicos dos quais Angola é signatária, incluindo a Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos e o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos", diz o texto da petição.
Recentemente, afirma a Amnistia Internacional (AI), Rafael Marques publicou um livro ("Diamantes de Sangue") em que descreve alegados abusos de direitos humanos por parte de militares angolanos e de empresas privadas, em minas de diamantes.
"Apresentou também uma queixa-crime contra os alegados responsáveis pelos abusos descritos no livro, procurando justiça para as alegadas vítimas da indústria de diamantes do país. Em consequência, foi formalmente acusado de denúncia caluniosa em julho de 2014", explica a AI, referindo-se ao julgamento que começa na terça-feira em Luanda.
Na carta que será enviada por todos os que assinarem a petição promovida pela AI é dirigido um apelo direto ao Governo português para que interceda junto das autoridades angolanas em nome da defesa dos direitos humanos.
"Venho ainda aproveitar esta oportunidade para instar o governo português a encorajar Angola a pôr fim a qualquer tipo de perseguição a defensores de direitos humanos, e permitindo-lhes o livre exercício dos seus direitos fundamentais", sublinha a carta da petição sobre Rafael Marques.
O documento pode ser consultado e assinado através da página da seção portuguesa da Amnistia Internacional ( http://www.amnistia-internacional.pt/ ).
Lusa
Relacionados
-
Ativista angolano Rafael Marques acusa generais de ameaças a testemunhas
O ativista angolano Rafael Marques afirmou hoje à agência Lusa que generais angolanos ameaçaram a família de uma das testemunhas do processo "Diamantes de Sangue", no qual responde por difamação.
-
-
Na Homepage
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal e consolida liderança
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 2:05
Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.
23.04.2018 às 21h10
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
-
-
-
Equipas espanholas juntam-se às buscas por pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 21h08
-
-
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Clube de striptease aceita substituir cartaz à beira de autoestrada nos EUA
23.04.2018 às 18h51
-
-
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45