sicnot

Perfil

País

Paulo Portas diz que terrorismo é "injustificável" durante visita à Tunísia

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas disse hoje em Tunes que o terrorismo é "injustificável", após um encontro com o Presidente tunisino Béji Caid Essebsi, a quem exprimiu a "solidariedade" do Estado e do povo português.

(Lusa)

 "Em nome de Portugal, do Estado português e sobretudo do povo português, transmiti ao senhor Presidente da República a nossa amizade, a nossa solidariedade, e a nossa confiança", referiu o vice-primeiro-ministro em declarações no final do encontro, no âmbito de uma visita oficial e numa referência aos atentados de quarta-feira na capital do país magrebino reivindicados pelo grupo Estado Islâmico que provocaram 21 mortos, incluindo 17 turistas.  

"O terrorismo é injustificável. Não há justificação para aqueles que tiram vidas inocentes. A via para exprimir opiniões políticas é a liberdade e a democracia, não é o terror nem a violência. Enquanto europeus e enquanto portugueses sentimo-nos muito próximos da Tunísia, precisamente e sobretudo neste momento", frisou.   

Paulo Portas, acompanhado pelo secretário de Estado para o investimento, Pedro Gonçalves e outros responsáveis, também exprimiu confiança no "sucesso" do processo de transição para a democracia na Tunísia, recordou que o país tem uma nova Constituição e novos dirigentes, e apontou 2015 com o ano da recuperação.  

"A recuperação da economia tunisina, a confiança no crescimento, o crescimento pelo emprego. Isto é muito importante para estabelecer um sentimento de justiça social e um sentimento de esperança económica no vosso país, belo, democrático, tolerante e acolhedor", registou, exprimindo-se em francês. 

O número dois do Governo português sublinhou ainda que foi acompanhado na deslocação por uma delegação de 19 empresas portuguesas, e que coincide com um momento crucial para o país, cuja economia permanece muito dependente das receitas da indústria do turismo.  

"Quisemos vir e estar presentes precisamente e ainda mais neste momento, e a minha tarefa e a do secretário de Estado na Tunísia consiste em reforçar as relações comerciais e de investimento entre os dois países. Podemos fazer melhor, vamos fazer melhor", assinalou ainda. 

Lusa
  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.