sicnot

Perfil

País

Advogada condenada a três anos de pena suspensa por burlar idosos em Benavente

 Uma advogada foi hoje condenada a três anos de pena de prisão suspensa, por um crime de burla qualificada que teve como vítimas um casal de idosos de Samora Correia (concelho de Benavente).

REUTERS

A advogada, com residência na zona de Espinho, tinha escritório no distrito de Lisboa quando foi procurada pelo casal em 2009 para tratar da legalização de um terreno no Porto Alto (Benavente).

O Tribunal de Santarém deu hoje como provado que a advogada sabia que não era possível obter licenciamento para o terreno em causa e que, mesmo assim, cobrou ao casal quantias relativas a atos que nunca praticou.

A advogada, que não assistiu ao julgamento alegando dificuldades financeiras para suportar os custos das deslocações, exigiu 15 pagamentos ao longo de seis meses, entre junho e dezembro de 2010, apropriando-se de 11.245 euros.

O Tribunal determinou o pagamento dos 11.245 euros em dívida ao casal, a título de indemnização cível por danos patrimoniais, e ainda 200 euros à lesada e outros 200 às filhas do casal (referentes ao pai, entretanto falecido) por danos não patrimoniais.

Os queixosos alegaram no processo não estarem em causa apenas danos patrimoniais, mas também danos emocionais provocados pelo facto de terem perdido grande parte das poupanças que foram reunindo ao longo da vida.

A advogada havia já sido condenada em dezembro último a dois anos e oito meses de pena suspensa por quatro crimes de burla e falsificação de documentos, num outro processo.


Lusa
  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.