sicnot

Perfil

País

IMT resolve falha informática que impedia emissão de matrículas

O presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), João Carvalho, reconheceu um erro informático no processo de emissão de novas matrículas automóveis, mas que "se encontra resolvido" desde o início da tarde de hoje.

(Lusa/arquivo)

(Lusa/arquivo)

LUSA

Em declarações à agência Lusa, João Carvalho afirmou que aconteceu "uma falha no sistema informático do IMT" na madrugada, mas que se resolveu já hoje, acrescentando que estas são falhas normais que se devem "à transmissão de dados entre o IMT e a Autoridade Tributária", que têm sistemas informáticos diferentes.

Desde a semana passada que não há emissão de matrículas para novas viaturas devido a uma nova falha no sistema informático do IMT, noticiou a Antena 1.

Segundo a rádio pública, as principais associações do setor falam de cerca de 1.000 automóveis impedidos de circular devido a esta falha no sistema do IMT, verificada desde quinta-feira.

O secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Jorge Neves da Silva, citado pela Antena 1, disse que esta situação já está a afetar tanto os clientes como as empresas e garantiu que os problemas no sistema informático não são novos.

O presidente do IMT desvalorizou a questão e disse ser "normal" que estas situações aconteçam quando existem dados que "são transversais a vários ministérios". 

João Carvalho explicou que o acerto de contas informático entre o IMT e a Autoridade Tributária é feito ao fim do dia e, "por vezes, no cruzamento dos dados há uma ou outra falha".    


Lusa

  • Caos na emissão de matrículas de carros
    2:27

    Economia

    O caos no Instituto dos Transportes está afectar desta a emissão de matrículas desde a semana passada. Há centenas de automóveis à espera e negócios parados.O presidente do IMT diz que o problema foi uma falha informática resolvida esta madrugada mas não garante que não se repita.

  • IMT aberto aos sábados para carta de condução a partir de hoje
    2:26

    País

    O Instituto da Mobilidade e dos Transportes alargou o horário de funcionamento para resolver os casos de emissão e renovação de cartas de condução em atraso, que são cerca de 260 mil. O horário extra inclui um período alargado de funcionamento nos dias úteis e a abertura aos sábados, já a partir de hoje.

  • IMT vai abrir aos sábados para resolver atrasos nas cartas
    1:11

    País

    O Instituto de Mobilidade e Transportes vai abrir aos sábados e alargar o horário durante a semana, é esta a resposta à situação caótica vivida nos serviços por causa das cartas de condução, que está a afetar milhares de pessoas. Há pessoas à espera de renovação ou emissão da carta há quase dois anos.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.