sicnot

Perfil

País

Prolongamento da rede do Metro até Alcântara em estudo

O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa informou hoje que estão a ser estudadas hipóteses para o prolongamento da linha do Metro até Alcântara, mas que ainda não se sabe onde ficará localizada a estação.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com o vereador Manuel Salgado, a primeira hipótese para que o Metro abranja a zona de Alcântara é "ser na linha vermelha", ligando "São Sebastião da Pedreira, Campolide, Amoreiras, Campo de Ourique, o vale de Alcântara e a estação que hoje já não funciona do Alvito velho".

Para além disso, há outra alternativa que assenta no "prolongamento [do Metro] do Cais do Sodré a Santos e depois ir até Alcântara", indicou o responsável pelo Urbanismo do município.

Manuel Salgado disse ainda haver uma terceira hipótese, "que é compatível com o parque de estacionamento" a ser criado na Avenida Infante Santo, mas não especificou qual o seu trajeto.

Em janeiro, a Empark divulgou a construção (por um período de 18 meses) de um parque de estacionamento subterrâneo, com 220 lugares, na Avenida Infante Santo, do qual fará a gestão e exploração. Na altura, a empresa indicou estar em causa um investimento de quatro milhões de euros por parte desta empresa e do Hospital CUF Infante Santo (pertencente à José de Mello Saúde).

O tema foi levado à reunião camarária de hoje pela vereadora social-democrata Alexandra Barreiras Duarte, que questionou também qual "a localização exata da futura estação", ao que Salgado respondeu não existir ainda um local definido.

A intenção de ligar o Cais do Sodré a Santos e São Sebastião a Alcântara já tinha sido anunciada pelo Metropolitano de Lisboa em junho de 2011, altura que a empresa esclareceu, numa nota enviada à agência Lusa, que estas estações faziam parte do plano de expansão que necessitava de estudos de sustentabilidade e de ser aprovado pela tutela.

Na reunião, Alexandra Barreiras Duarte abordou também "as anomalias recorrentes" nos semáforos da cidade. Face a isto, o presidente da autarquia, António Costa, admitiu o "incumprimento por parte da Siemens [que faz a manutenção dos semáforos] das obrigações contratuais", pelo que o município teve de intervir junto da empresa.

"A informação que tenho dos serviços é a de que a situação está completamente ultrapassada", adiantou.

Na ocasião, foi também aprovada por unanimidade uma moção do vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira, para que sejam reforçados os avisadores sonoros nas passadeiras da cidade, nomeadamente junto às saídas dos transportes, o que implica a elaboração de um levantamento por parte da Direção Municipal de Mobilidade e Transportes.

Foi ainda aprovada, com os votos contra do PSD e CDS-PP, uma moção dos vereadores comunistas Carlos Moura e João Ferreira para manifestar oposição ao novo regime jurídico dos transportes públicos que, segundo aqueles autarcas, "terá impactos devastadores" no funcionamento dos municípios e nas condições de vida dos utilizadores.

Falando ainda na reorganização do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa, o comunista João Ferreira criticou o fecho do museu do regimento. Neste contexto, o vice-presidente, Fernando Medina, informou que a Câmara está em negociações com a Carris para a localização deste museu junto ao Museu da Carris, em Alcântara.






Lusa
  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.