sicnot

Perfil

País

Quatro distritos do continente sob aviso laranja devido à agitação marítima

Os distritos de Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas que podem atingir os 10 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

ANTÓNIO ARAÚJO

De acordo com o IPMA, os distritos de Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa vão estar sob aviso laranja entre as 03:00 e as 23:59 de hoje, devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros de altura máxima.

Estes quatro distritos vão passar depois, entre as 00:00 e as 06:00 de quarta-feira a aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Também por causa da agitação marítima, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo (entre a 01:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira), prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O arquipélago da Madeira também está sob aviso amarelo, entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de quarta-feira, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, podendo atingir os 90 quilómetros por hora nas terras altas, entre a 01:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

 O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, aguaceiros, diminuindo de intensidade e de frequência a partir do meio da tarde, queda de neve acima de 800/1000 metros, subindo a cota para 1500 metros durante a tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.

Está previsto também vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora nas terras altas até meio da tarde e da ordem de 80 quilómetros/hora na faixa costeira ocidental e pequena subida de temperatura nas regiões norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 10 e 16 graus Celsius, no Porto entre 8 e 17, em Vila Real entre 5 e 14, em Viseu entre 4 e 14, em Bragança entre 3 e 14, na Guarda entre 0 e 8, em Castelo Branco entre 6 e 15, em Évora entre 6 e 16, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 16.


  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.