sicnot

Perfil

País

Quatro distritos do continente sob aviso laranja devido à agitação marítima

Os distritos de Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas que podem atingir os 10 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

LUSA

De acordo com o IPMA, os distritos de Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa vão estar sob aviso laranja entre as 03:00 e as 23:59 de hoje, devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros de altura máxima.

Estes quatro distritos vão passar depois, entre as 00:00 e as 06:00 de quarta-feira a aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Também por causa da agitação marítima, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo (entre a 01:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira), prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O arquipélago da Madeira também está sob aviso amarelo, entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de quarta-feira, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, podendo atingir os 90 quilómetros por hora nas terras altas, entre a 01:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

 O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, aguaceiros, diminuindo de intensidade e de frequência a partir do meio da tarde, queda de neve acima de 800/1000 metros, subindo a cota para 1500 metros durante a tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.

Está previsto também vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora nas terras altas até meio da tarde e da ordem de 80 quilómetros/hora na faixa costeira ocidental e pequena subida de temperatura nas regiões norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 10 e 16 graus Celsius, no Porto entre 8 e 17, em Vila Real entre 5 e 14, em Viseu entre 4 e 14, em Bragança entre 3 e 14, na Guarda entre 0 e 8, em Castelo Branco entre 6 e 15, em Évora entre 6 e 16, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 16.


  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59