sicnot

Perfil

País

Jerónimo diz que PCP "irá intervir" para que próximo PR cumpra a Constituição

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou hoje, em Lisboa, que o seu partido "irá intervir" para que o próximo Presidente da República seja alguém que "cumpra o juramento de cumprir e fazer cumprir a Constituição".

In\303\241cio Rosa

"Posso garantir que o PCP irá intervir de modo a que, para a Presidência da República, seja eleito alguém que, no essencial, cumpra aquele célebre juramento de cumprir e fazer cumprir a Constituição", disse o líder do PCP, em declarações aos jornalistas, no final de uma homenagem ao antigo dirigente comunista António Dias Lourenço, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Num dia marcado pela apresentação da primeira candidatura a Belém, a do socialista Henrique Neto, Jerónimo de Sousa realçou que, "agora, a batalha" para o partido são as próximas eleições legislativas.

"É uma discussão que, neste momento, não é a prioridade do Partido Comunista Português. Toda a força para as legislativas, a seu tempo as presidenciais", sublinhou o líder comunista, acrescentando que "as presidenciais são daqui a um ano e as legislativas são daqui já a menos de seis meses."

Sobre se o PCP irá apoiar um candidato presidencial que seja uma figura do partido, o secretário-geral comunista não quis avançar uma resposta, justificando que "é uma discussão que neste momento não é prioridade".

Lusa
  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31