sicnot

Perfil

País

Passos Coelho recebido pelo imperador Akihito do Japão

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, foi hoje recebido pelo imperador Akihito, do Japão, no Palácio Imperial de Tóquio, no segundo de três dias de visita oficial do chefe de Governo português àquele país.

MIGUEL A. LOPES/ LUSA

O encontro decorreu na presença de um intérprete, numa sala decorada com simplicidade, de tons claros e com elementos em madeira.

 

O imperador Akihito saudou o primeiro-ministro português com uma vénia, o cumprimento tradicional japonês, e também com um aperto de mão, trocando breves palavras, após as quais se encaminharam para a zona da sala em que se sentaram.

 

O encontro decorreu com o imperador Akihito e o primeiro-ministro português sentados junto a uma pequena mesa com flores.

 

Antes de Passos Coelho entrar, o imperador saudou, com uma vénia, os repórteres de imagem presentes, que foram autorizados a permanecer um minuto e meio na sala.

 

Passos Coelho, que é o primeiro chefe de Governo português a visitar o Japão nos últimos 25 anos, será igualmente recebido hoje pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

 

A visita do primeiro-ministro português é a reposta a um convite feito em Lisboa no ano passado por Shinzo Abe, na primeira ocasião em que um líder de executivo nipónico se deslocou a Portugal.

 

Acompanham o primeiro-ministro nesta viagem, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, o ministro da Economia, António Pires de Lima, o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.


Lusa

 

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.