sicnot

Perfil

País

Projeto de resolução sobre a Base das Lajes aprovado por unanimidade no parlamento

Foi aprovado hoje por unanimidade, no parlamento, um projeto de resolução sobre a Base das Lajes. A Assembleia da República recomenda ao Governo português que mobilize todos os esforços políticos e económicos, para salvaguardar os interesses nacionais.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

LIONEL CIRONNEAU / AP

Os deputados dizem estar preocupados com os efeitos negativos que a redução do número de militares norte-americanos pode provocar na economia açoriana.

Os partidos pedem ao executivo de Passos Coelho que envie relatórios semestrais sobre as negociações que decorrerem entre Portugal e os Estados Unidos.  

A decisão de reduzir a presença norte-americana nos Açores foi comunicada em janeiro, e pode implicar o despedimento de 500 trabalhadores portugueses. 
  • Partidos disponíveis para consenso em relação à base das lajes
    2:43

    País

    O Parlamento debateu, esta tarde, a retirada do efetivo norte-americano da base das Lajes, com todos os partidos a apresentarem projetos para reduzir os impactos na região. A Esquerda insiste que o Governo pouco fez para enfrentar a decisão dos Estados Unidos, mas todas as bancadas se mostraram disponíveis para encontrar consensos e aprovar um texto comum.

  • Portugal levou uma "bofetada" nas relações diplomáticas com os EUA
    1:22

    País

    O Presidente do Governo Regional dos Açores pede ao governo que seja firme numa tomada de posição relativamente à Base das Lajes. Ouvido, esta tarde, no Parlamento, em sede de comissão, Vasco Cordeiro afirmou que a nível de relações diplomáticas os Estados Unidos deram uma "bofetada" a Portugal.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.