sicnot

Perfil

País

Jovens de todo o país marcham contra a precariedade

Jovens de todo o país deslocam-se hoje a Lisboa para participar numa manifestação de protesto contra a precariedade laboral de que são vítimas, um protesto que põe fim à Marcha da Interjovem, que decorreu ao longo da semana. 

© Hugo Correia / Reuters

A Marcha da Interjovem (estrutura da juventude da CGTP-IN) começou na segunda-feira sob o lema "Juventude em Marcha -- Trabalho com Direitos! Contra a precariedade e a Exploração!" e teve iniciativas em todos os distritos, com a realização de contactos, esclarecimento e mobilização dos jovens nas empresas. 


A semana de protesto termina com a manifestação nacional na baixa Lisboeta, que será também uma forma de assinalar o Dia Nacional da Juventude.


A Interjovem exorta os jovens a exigir que as suas habilitações e competências sejam valorizadas e a sua atividade profissional dignificada.


O fim do desemprego e da precariedade, o aumento dos salários e a melhoria das condições de trabalho e de vida são outras das reivindicações desta estrutura da CGTP.


Para o Largo de Camões, onde termina a manifestação, estão previstas intervenções de dirigentes da Interjovem e do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.


Lusa



  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.