sicnot

Perfil

País

Agentes da PSP integram patrulhas policiais em localidades de Málaga

Dois agentes da polícia portuguesa PSP vão integrar patrulhas da polícia espanhola da esquadra de Torremolinos-Benalmádena (Málaga, Andaluzia) para lidar com os estudantes portugueses que se deslocam a estas localidades por motivo das denominadas visitas de estudo.

Os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) têm estado na Andaluzia desde 20 de março, uniformizados e em viatura policial própria, informou a polícia espanhola. (Arquivo)

Os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) têm estado na Andaluzia desde 20 de março, uniformizados e em viatura policial própria, informou a polícia espanhola. (Arquivo)

Francisco Seco / AP

Os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) têm estado na Andaluzia desde 20 de março, uniformizados e em viatura policial própria, informou a polícia espanhola.

O objetivo é o de estar perto do turista, nomeadamente estudantes portugueses, e poder atendê-los - em caso de necessidade - no seu idioma natal.

No sentido inverso, quatro agentes da Polícia Nacional espanhola vão prestar serviço nas esquadras de Lisboa e de Braga de 1 a 6 de abril, para reforçar a assistência aos turistas espanhóis que se deslocam a Portugal na Semana Santa.

Integrada no projeto "Esquadras Europeias", a iniciativa das polícias espanhola (Polícia Nacional), portuguesa (PSP) e francesa (Police Nationale) visa um trabalho conjunto para reforçar a atenção ao turista em pontos turísticos chave.

Assim, três agentes franceses (que também falam castelhano) vão prestar serviço na esquadra do Centro de Madrid até 6 de abril, datas em que as ruas da capital espanhola se enchem de turistas. Farão patrulhas a pé ou em veículo e darão apoio a vítimas de delitos, na formalização de denúncias ou mesmo na prevenção de delinquência.

De 01 a 06 de abril, 20 agentes espanhóis irão para diferentes cidades francesas - Carcassonne, Nimes, Versalhes, Avignon, Marselha, entre outras - e também atuarão no parque DisneyLand Paris de forma intermitente, de abril até final do ano.

A polícia nacional espanhola participa na iniciativa "Esquadras Europeias" desde 2008. Participam no projeto agentes de países europeus como Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo ou Holanda.
Lusa
  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.