sicnot

Perfil

País

CP alerta para atrasos e supressões devido à greve de trabalhadores

 A CP afirmou hoje que as greves de trabalhadores vão causar fortes perturbações na circulação de comboios, entre 02 e 06 de abril, alertando para atrasos e supressões na noite de dia 1 e na manhã de dia 7.

(Arquivo Lusa)

(Arquivo Lusa)

LUSA

Num aviso aos passageiros ao qual a Lusa teve acesso, a empresa informa que os dois dias de greve dos revisores (02 e 06 de abril, convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante), conjugada com a greve ao trabalho extraordinário marcada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), e atualmente em curso, terão impacto na circulação.

"Prevêem-se fortes perturbações na circulação de comboios nos dias compreendidos entre 02 e 06 de abril, inclusive, agravadas pela recusa de fixação de serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social, que a CP atempadamente solicitou", refere o mesmo aviso.

A CP alerta ainda para a possibilidade de "atrasos e supressões na noite do dia 01 e na manhã do dia 07 de abril".

O Tribunal Arbitral decidiu hoje que durante a greve dos revisores da CP, marcada para 02 e 06 de abril, todos os comboios que iniciem marcha terão de chegar ao seu destino e terão de ser assegurados os comboios de socorro.

A decisão do Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social, que prevê ainda o estacionamento dos comboios em condições de segurança, surge em resposta ao pedido da empresa de definição de serviços mínimos.

Os árbitros que emitiram o acórdão consideraram que a greve dos revisores, embora cause prejuízos aos utentes da CP, não reúne "os pressupostos indispensáveis para a imposição de serviços mínimos de tipo percentual aos grevistas, no que diz respeito ao transporte de passageiros". 

Os revisores da CP -- Comboios de Portugal agendaram uma greve de dois dias, a 02 e 06 de abril, para reclamar o cumprimento da decisão dos tribunais relativo ao pagamento dos complementos nos subsídios desde 1996.

Já o SNTSF tem emitido periodicamente pré-avisos de greve ao trabalho extraordinário em dias de feriado em protesto contra a redução do pagamento do valor pago nesses dias.



Lusa
  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.