sicnot

Perfil

País

Risco alto de exposição à radiação ultravioleta em todo o país

Quase todo o país apresenta hoje risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

27 de março de 2014 - Manifestação com milhares de funcionários públicos refletida nos óculos de sol de uma pessoa em Friburgo, na Alemanha

27 de março de 2014 - Manifestação com milhares de funcionários públicos refletida nos óculos de sol de uma pessoa em Friburgo, na Alemanha

EPA

De acordo com o IPMA, o Funchal apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada estão com níveis altos.

Apenas a região de Santa Cruz das Flores, Açores, apresenta hoje níveis moderados de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até final da manhã e para o final do dia, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 11 e 22, no Porto entre 10 e 16, em Vila Real entre 7 e 24, em Viseu entre 7 e 22, em Bragança entre 8 e 25, na Guarda entre 8 e 20, em Castelo Branco entre 10 e 28, em Évora entre 8 e 26 em Beja entre 8 e 27, em Faro entre 13 e 24.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas da ordem dos 60 quilómetros por hora até final da manhã.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 16 e os 23 graus Celsius.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e pouco frequentes no grupo Ocidental e vento bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Ponta Delgada vão oscilar entre 13 e 18 graus, em Angra do Heroísmo entre 13 e 17, na Horta entre 14 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.


Lusa
  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14

    Crise Migratória na Europa

    Mais de 160 pessoas foram resgatadas de uma embarcação de borracha que estava à deriva junto à zona costeira da Líbia. As imagens do resgate são de aflição, lágrimas e gritos. "Estou grávida! Estou a morrer!", disse uma das mulheres que conseguiu salvar-se. Foram ainda encontrados 13 cadáveres no fundo do barco, entre eles mães e mulheres grávidas. As imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis.

  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.