sicnot

Perfil

País

Risco alto de exposição à radiação ultravioleta em todo o país

Quase todo o país apresenta hoje risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

27 de março de 2014 - Manifestação com milhares de funcionários públicos refletida nos óculos de sol de uma pessoa em Friburgo, na Alemanha

27 de março de 2014 - Manifestação com milhares de funcionários públicos refletida nos óculos de sol de uma pessoa em Friburgo, na Alemanha

EPA

De acordo com o IPMA, o Funchal apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada estão com níveis altos.

Apenas a região de Santa Cruz das Flores, Açores, apresenta hoje níveis moderados de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até final da manhã e para o final do dia, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 11 e 22, no Porto entre 10 e 16, em Vila Real entre 7 e 24, em Viseu entre 7 e 22, em Bragança entre 8 e 25, na Guarda entre 8 e 20, em Castelo Branco entre 10 e 28, em Évora entre 8 e 26 em Beja entre 8 e 27, em Faro entre 13 e 24.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas da ordem dos 60 quilómetros por hora até final da manhã.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 16 e os 23 graus Celsius.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e pouco frequentes no grupo Ocidental e vento bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Ponta Delgada vão oscilar entre 13 e 18 graus, em Angra do Heroísmo entre 13 e 17, na Horta entre 14 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.


Lusa
  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46