sicnot

Perfil

País

PSD perde maioria absoluta na Madeira

O PSD Madeira perdeu a maioria absoluta que havia conquistado nas eleições regionais do passado domingo, depois de uma recontagem dos votos nulos e da verificação dos resultados.

TIAGO PETINGA

O PSD, de Miguel Albuquerque, perdeu um deputado para a CDU e ficou com apenas 23 assentos parlamentares. A CDU conseguiu assim eleger um terceiro deputado na região. 

Na sequência da recontagem pedida pela CDU, foi detetada uma falha no reporte de informação da Câmara de Santa Cruz para o Ministério da Administração Interna.

Foram reportados mais votos no PSD do que aqueles que constavam nas atas das mesas de voto. Há agora um prazo de 24 horas para apresentar recurso ao Tribunal Constitucional. 

O PSD Madeira já fez saber que está a analisar a situação para decidir se pede a intervenção dos juízes do Palácio Ratton.
  • Miguel Albuquerque quer diálogo firme com a República
    1:40

    País

    Miguel Albuquerque ganhou as eleições regionais da Madeira com maioria absoluta. O novo presidente do Governo regional prometeu um diálogo firme com a República e diz que a Madeira é uma parte de Portugal que não pode ser descriminada. Albuquerque disse ainda que conta com todas as forças polticas para iniciar um novo ciclo no arquipélago.

  • Albuquerque promete "novo rumo" com nova maioria absoluta na Madeira
    2:09

    País

    Miguel Albuquerque diz que a vitória do PSD nas regionais da Madeira é o início de um novo ciclo. O futuro presidente do governo regional garante que os compromissos que assumiu durante a campanha são para cumprir. Mas avisou que não há milagres e que há muito trabalho pela frente. Uma vitória com maioria absoluta, mesmo sem Alberto João Jardim.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.