sicnot

Perfil

País

PSD perde maioria absoluta na Madeira

O PSD Madeira perdeu a maioria absoluta que havia conquistado nas eleições regionais do passado domingo, depois de uma recontagem dos votos nulos e da verificação dos resultados.

TIAGO PETINGA

O PSD, de Miguel Albuquerque, perdeu um deputado para a CDU e ficou com apenas 23 assentos parlamentares. A CDU conseguiu assim eleger um terceiro deputado na região. 

Na sequência da recontagem pedida pela CDU, foi detetada uma falha no reporte de informação da Câmara de Santa Cruz para o Ministério da Administração Interna.

Foram reportados mais votos no PSD do que aqueles que constavam nas atas das mesas de voto. Há agora um prazo de 24 horas para apresentar recurso ao Tribunal Constitucional. 

O PSD Madeira já fez saber que está a analisar a situação para decidir se pede a intervenção dos juízes do Palácio Ratton.
  • Miguel Albuquerque quer diálogo firme com a República
    1:40

    País

    Miguel Albuquerque ganhou as eleições regionais da Madeira com maioria absoluta. O novo presidente do Governo regional prometeu um diálogo firme com a República e diz que a Madeira é uma parte de Portugal que não pode ser descriminada. Albuquerque disse ainda que conta com todas as forças polticas para iniciar um novo ciclo no arquipélago.

  • Albuquerque promete "novo rumo" com nova maioria absoluta na Madeira
    2:09

    País

    Miguel Albuquerque diz que a vitória do PSD nas regionais da Madeira é o início de um novo ciclo. O futuro presidente do governo regional garante que os compromissos que assumiu durante a campanha são para cumprir. Mas avisou que não há milagres e que há muito trabalho pela frente. Uma vitória com maioria absoluta, mesmo sem Alberto João Jardim.

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Erdogan vence eleições na Turquia que marcam a passagem para um regime presidencialista

    Mundo

    O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, obteve nas eleições de domingo mais que os 50% de votos necessários para ser eleito à primeira volta para um novo mandato presidencial com poderes reforçados, anunciaram hoje as autoridades eleitorais. Estas eleições são particularmente importantes porque representam a passagem do sistema parlamentar até agora em vigor para um regime presidencialista, que permitirá a Erdogan aumentar consideravelmente as suas prerrogativas.

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02