sicnot

Perfil

País

PSD perde maioria absoluta na Madeira

O PSD Madeira perdeu a maioria absoluta que havia conquistado nas eleições regionais do passado domingo, depois de uma recontagem dos votos nulos e da verificação dos resultados.

TIAGO PETINGA

O PSD, de Miguel Albuquerque, perdeu um deputado para a CDU e ficou com apenas 23 assentos parlamentares. A CDU conseguiu assim eleger um terceiro deputado na região. 

Na sequência da recontagem pedida pela CDU, foi detetada uma falha no reporte de informação da Câmara de Santa Cruz para o Ministério da Administração Interna.

Foram reportados mais votos no PSD do que aqueles que constavam nas atas das mesas de voto. Há agora um prazo de 24 horas para apresentar recurso ao Tribunal Constitucional. 

O PSD Madeira já fez saber que está a analisar a situação para decidir se pede a intervenção dos juízes do Palácio Ratton.
  • Miguel Albuquerque quer diálogo firme com a República
    1:40

    País

    Miguel Albuquerque ganhou as eleições regionais da Madeira com maioria absoluta. O novo presidente do Governo regional prometeu um diálogo firme com a República e diz que a Madeira é uma parte de Portugal que não pode ser descriminada. Albuquerque disse ainda que conta com todas as forças polticas para iniciar um novo ciclo no arquipélago.

  • Albuquerque promete "novo rumo" com nova maioria absoluta na Madeira
    2:09

    País

    Miguel Albuquerque diz que a vitória do PSD nas regionais da Madeira é o início de um novo ciclo. O futuro presidente do governo regional garante que os compromissos que assumiu durante a campanha são para cumprir. Mas avisou que não há milagres e que há muito trabalho pela frente. Uma vitória com maioria absoluta, mesmo sem Alberto João Jardim.

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC