sicnot

Perfil

País

Sindicatos pedem adiamento de início das provas orais de inglês do Cambridge

Os sindicatos de professores apresentaram hoje três condições para desconvocar a greve ao serviço de exames do Cambrigde, sendo uma delas o adiamento por alguns dias do início das provas orais de inglês aos alunos.

Mário Nogueira da Fenprof (Lusa/Arquivo)

Mário Nogueira da Fenprof (Lusa/Arquivo)

Jose Sena Goulao

Depois de duas horas de reunião com o secretário de estado do Ensino Básico e Secundário, os representantes da plataforma sindical dos professores saíram do encontro com a promessa de voltarem a encontrar-se ao final da tarde para conhecer a posição da tutela às suas reivindicações.

"Colocámos três aspetos para que a greve possa ser desconvocada: o primeiro é que o Ministério da Educação garanta que o envolvimento dos professores é voluntário (...)", contou Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), uma das sete organizações sindicais da plataforma, à porta do Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Outra das exigências é que os professores que aceitem ser examinadores fiquem dispensados, durante o terceiro período, da componente de estabelecimento, ou seja, das horas de trabalho que têm de realizar na escola sem ser dar aulas.

Mário Nogueira entende que só desta forma serão dadas "efetivas condições para que os professores possam trabalhar neste processo".

A terceira proposta da plataforma é que "se adie alguns dias o início das provas orais", que estavam agendadas para começar a 7 de abril.

A razão deste adiamento prende-se com a necessidade de os professores terminarem a formação para poderem avaliar as provas "depois da Páscoa e não nos dias ou na véspera da Páscoa". 

Segundo Mário Nogueira, os docentes ainda não receberam as passwords para entrar na plataforma e realizar os testes, necessários para concluírem a sua formação: "Os professores, durante a interrupção letiva da Páscoa, teriam de fazer um conjunto de testes online e hoje, terça-feira, ainda nem sequer tiveram a password para o fazer, o que quer dizer que o Ministério lhes reserva hoje, sexta, sábado e domingo da Páscoa para fazer este trabalho".

Mário Nogueira lembrou que a formação passa pela realização de correções e que no ano passado houve docentes que acabaram por fazer 300 correções por dia e que, no final do período, tinham feito cinco mil correções de itens.

O secretário-geral da Fenprof voltou a criticar a forma "absolutamente atabalhoada" como foi projetada a prova, lembrando que os docentes começaram por ser convocados numa sexta-feira para estarem presentes na formação no início da semana seguinte e agora temem passar os feriados da Páscoa a terminar a formação para poderem ser classificadores dos exames do Cambridge.

As sete organizações sindicais vão regressar ao MEC para conhecer as respostas aos seus pedidos e se o ministério aceitar as suas três propostas irão "anunciar a desconvocação da greve".

O pré-aviso de greve compreende o período entre 7 de abril e 6 de maio.

A Federação Nacional de Educação (FNE), afecta à UGT, anunciou na semana passada que desconvocava a greve, explicando que o MEC tinha aceite que os testes exigidos aos professores fossem facultativos.

As direções das escolas designaram cerca de 2.300 professores para classificar a prova de inglês, obrigatória para os alunos do 9.º ano e opcional para os restantes anos. 

Além da Fenprof, a plataforma conta com a Associação Sindical de Professores Licenciados, o Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades, o Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação, o Sindicato Independente de Professores e Educadores, o Sindicato dos Educadores e Professores do Ensino Básico e o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades. 

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.