sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água em março desceu em dez bacias hidrográficas

O volume de água armazenada em março desceu em dez das bacias hidrográficas de Portugal continental e aumentou em apenas duas, comparativamente com o mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo

© Michael Fiala / Reuters

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH na Internet, no último dia do mês de março, e relativamente ao mesmo período do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em 10. 


Das 58 albufeiras monitorizadas, 30 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e uma tem disponibilidade inferior a 40% do volume total.


Os níveis mais elevados de armazenamento de água em março de 2015 ocorreram nas bacias do Barlavento (97,7%), Oeste (91,1%), Mira (87,3%), do Guadiana (85,8,%), do Tejo (81,2%), do Arade (74,3%), do Cávado (71,1%), do Mondego (70,7%), do Douro (68,9%), do Sado (65,9%), do Lima (62,9%) e no Ave (56,5%).


O SNIRH indica que os armazenamentos de março de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se superiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14, exceto para as bacias do Lima, Cávado/Ribeiras Costeiras, Ave, Douro, Mondego e Sado.


A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.


Lusa
  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.