sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água em março desceu em dez bacias hidrográficas

O volume de água armazenada em março desceu em dez das bacias hidrográficas de Portugal continental e aumentou em apenas duas, comparativamente com o mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo

© Michael Fiala / Reuters

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH na Internet, no último dia do mês de março, e relativamente ao mesmo período do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em 10. 


Das 58 albufeiras monitorizadas, 30 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e uma tem disponibilidade inferior a 40% do volume total.


Os níveis mais elevados de armazenamento de água em março de 2015 ocorreram nas bacias do Barlavento (97,7%), Oeste (91,1%), Mira (87,3%), do Guadiana (85,8,%), do Tejo (81,2%), do Arade (74,3%), do Cávado (71,1%), do Mondego (70,7%), do Douro (68,9%), do Sado (65,9%), do Lima (62,9%) e no Ave (56,5%).


O SNIRH indica que os armazenamentos de março de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se superiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14, exceto para as bacias do Lima, Cávado/Ribeiras Costeiras, Ave, Douro, Mondego e Sado.


A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.


Lusa
  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.