sicnot

Perfil

País

PS ataca Governo com o desemprego, Passos responde com o crescimento económico

O líder parlamentar do PS confrontou hoje o primeiro-ministro com a subida do desemprego para a casa dos 14 por cento, enquanto Pedro Passos Coelho afirmou esperar que os socialistas reconhecessem o crescimento económico para 2015.

M\303\201RIO CRUZ

Estas posições foram assumidas na abertura do debate quinzenal, na Assembleia da República, com Ferro Rodrigues a citar os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo Ferro Rodrigues, o emprego recuou "20 anos em Portugal" e o desemprego estrutural "é uma ameaça" para o país a médio e longo prazos.

"A recuperação de que o senhor primeiro-ministro fala é uma miragem", considerou o líder da bancada socialista.

Na resposta, o primeiro-ministro disse que era sua expetativa que Ferro Rodrigues reconhecesse que a economia portuguesa está a crescer, sendo o "patamar mínimo" previsto para este ano 1,5 por cento.

Pedro Passos Coelho defendeu ainda que é positivo o desempenho de Portugal ao nível da redução do desemprego nos últimos anos.

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Míssil lançado do Iémen intercetado perto de Meca

    Mundo

    Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas do Iémen foi intercetado, quinta-feira à noite, perto de Meca, na Arábia Saudita, a um mês da peregrinação muçulmana anual do hajj, anunciou a coligação árabe que intervém no Iémen.