sicnot

Perfil

País

PS ataca Governo com o desemprego, Passos responde com o crescimento económico

O líder parlamentar do PS confrontou hoje o primeiro-ministro com a subida do desemprego para a casa dos 14 por cento, enquanto Pedro Passos Coelho afirmou esperar que os socialistas reconhecessem o crescimento económico para 2015.

M\303\201RIO CRUZ

Estas posições foram assumidas na abertura do debate quinzenal, na Assembleia da República, com Ferro Rodrigues a citar os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo Ferro Rodrigues, o emprego recuou "20 anos em Portugal" e o desemprego estrutural "é uma ameaça" para o país a médio e longo prazos.

"A recuperação de que o senhor primeiro-ministro fala é uma miragem", considerou o líder da bancada socialista.

Na resposta, o primeiro-ministro disse que era sua expetativa que Ferro Rodrigues reconhecesse que a economia portuguesa está a crescer, sendo o "patamar mínimo" previsto para este ano 1,5 por cento.

Pedro Passos Coelho defendeu ainda que é positivo o desempenho de Portugal ao nível da redução do desemprego nos últimos anos.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.