sicnot

Perfil

País

Dois afogados na Figueira da Foz são uma jovem chinesa e um amigo indiano

As duas pessoas que morreram hoje afogadas no mar da Figueira da Foz são uma jovem de nacionalidade chinesa, de 24 anos, e um amigo indiano, de 23 anos, informou o comandante local da Polícia Marítima.

Paulo Inácio, também capitão do Porto da Figueira da Foz, adiantou que as vítimas estavam a estudar em Portugal, no Porto, e encontravam-se de férias naquela cidade balnear do distrito de Coimbra.

"Estavam a jogar a bola, na Praia do Relógio", disse, explicando que um dos jovens foi à água com o objetivo de recuperar a bola, "mas viu-se em dificuldades", tendo o outro ido em seu socorro, acabando os dois por morrer afogados.

Após terem sido resgatados por meios da Polícia Marítima local e da Autoridade Marítima Nacional, os náufragos foram levados para terra, na margem sul da foz do Mondego, e ainda sujeitos a manobras de reanimação, mas sem sucesso, tendo uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) declarado os óbitos.

O responsável da Capitania do Porto da Figueira fez um apelo para que as pessoas, "nesta altura do ano, tenham maior precaução" quando estão junto ao mar, mantendo-se "afastadas da linha de água", já que não existe vigilância nas praias nesta época, além da instabilidade do mar e maior força das ondas.

Estiveram envolvidas nas buscas duas embarcações e uma mota de água, enquanto os Bombeiros Voluntários da cidade participaram nas operações em terra.

Os corpos foram removidos para o Gabinete-Médico Legal do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.