sicnot

Perfil

País

Morreu Fernando Fraga da Silva, um dos fundadores da SIC

O antigo jornalista Fernando Fraga da Silva morreu na sexta-feira, aos 69 anos, vítima de cancro, disse hoje fonte familiar. Fraga da Silva foi jornalista da agência Lusa e um dos fundadores SIC.

Fernando Fraga da Silva em 2001, no arranque da SIC Notícias.

Fernando Fraga da Silva em 2001, no arranque da SIC Notícias.

SIC

O corpo de Fraga da Silva será transportado na segunda-feira, pelas 11:00, para a igreja de Arroios, em Lisboa, de onde seguirá, pelas 13:00, para cremação no cemitério do Alto de S. João, disse à Lusa a mesma fonte.

Fernando Fraga da Silva fez parte da equipa da fundação da estação televisiva SIC, "tendo sido escolhido em boa hora", recordou o amigo e jornalista José Mário Costa.

"Foi muito importante porque ele era responsável pela informática e tinha uma muito grande componente jornalística", lembrou José Mário Costa, referindo-se aos tempos em que Fraga da Silva esteve na SIC, de onde saiu há cerca de cinco anos.

O antigo jornalista da agência Lusa João Pinheiro de Almeida descreveu o colega como "um homem discreto, simpático, profissional e sempre atento às novas tecnologias", que foi pioneiro na aplicação da informática ao jornalismo.

Uma visão partilhada pelo também jornalista João Carlos Barradas, que trabalhou com Fraga da Silva na SIC desde 1992 até à altura em que saiu, no início de 2003.

"A vantagem grande do Fraga, do ponto de vista dos jornalistas, era compreender muito bem as necessidades que tinham e as dificuldades de adaptação às mutações informáticas" do início da década de 1990, altura em que a Internet se popularizou, destacou.

João Carlos Barradas lembrou que foi com Fraga da Silva que a redação da SIC "aprendeu a dar os primeiros passos na Internet" e elogiou a "paciência infinita" que mostrava ao lidar com a "indisciplina" dos jornalistas mais reticentes quanto às novas tecnologias.

Fernando José Fraga da Silva nasceu em 09 fevereiro de 1946, na Golegã.

Fraga da Silva era tenente na tropa quando entrou para a ANOP, em 1977. Esteve nas editorias Internacional, Agenda, Comunidades e Novos Produtos e foi editor de fim de semana. Esteve sempre ligado à área da Informática.

Em 1982, foi convidado para a equipa inicial de jornalistas da agência Notícias de Portugal. Em 1986, quando o Governo extinguiu a ANOP e a NP integrou os quadros das Lusa, de onde saiu para a formação da SIC.

Fraga da Silva era um amante de fotografia e colecionador de máquinas fotográficas antigas. Encontrava-se a escrever um livro sobre a evolução das máquinas Reflex.

Era casado e pai de uma filha.


Com Lusa
  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.