sicnot

Perfil

País

Morreu Fernando Fraga da Silva, um dos fundadores da SIC

O antigo jornalista Fernando Fraga da Silva morreu na sexta-feira, aos 69 anos, vítima de cancro, disse hoje fonte familiar. Fraga da Silva foi jornalista da agência Lusa e um dos fundadores SIC.

Fernando Fraga da Silva em 2001, no arranque da SIC Notícias.

Fernando Fraga da Silva em 2001, no arranque da SIC Notícias.

SIC

O corpo de Fraga da Silva será transportado na segunda-feira, pelas 11:00, para a igreja de Arroios, em Lisboa, de onde seguirá, pelas 13:00, para cremação no cemitério do Alto de S. João, disse à Lusa a mesma fonte.

Fernando Fraga da Silva fez parte da equipa da fundação da estação televisiva SIC, "tendo sido escolhido em boa hora", recordou o amigo e jornalista José Mário Costa.

"Foi muito importante porque ele era responsável pela informática e tinha uma muito grande componente jornalística", lembrou José Mário Costa, referindo-se aos tempos em que Fraga da Silva esteve na SIC, de onde saiu há cerca de cinco anos.

O antigo jornalista da agência Lusa João Pinheiro de Almeida descreveu o colega como "um homem discreto, simpático, profissional e sempre atento às novas tecnologias", que foi pioneiro na aplicação da informática ao jornalismo.

Uma visão partilhada pelo também jornalista João Carlos Barradas, que trabalhou com Fraga da Silva na SIC desde 1992 até à altura em que saiu, no início de 2003.

"A vantagem grande do Fraga, do ponto de vista dos jornalistas, era compreender muito bem as necessidades que tinham e as dificuldades de adaptação às mutações informáticas" do início da década de 1990, altura em que a Internet se popularizou, destacou.

João Carlos Barradas lembrou que foi com Fraga da Silva que a redação da SIC "aprendeu a dar os primeiros passos na Internet" e elogiou a "paciência infinita" que mostrava ao lidar com a "indisciplina" dos jornalistas mais reticentes quanto às novas tecnologias.

Fernando José Fraga da Silva nasceu em 09 fevereiro de 1946, na Golegã.

Fraga da Silva era tenente na tropa quando entrou para a ANOP, em 1977. Esteve nas editorias Internacional, Agenda, Comunidades e Novos Produtos e foi editor de fim de semana. Esteve sempre ligado à área da Informática.

Em 1982, foi convidado para a equipa inicial de jornalistas da agência Notícias de Portugal. Em 1986, quando o Governo extinguiu a ANOP e a NP integrou os quadros das Lusa, de onde saiu para a formação da SIC.

Fraga da Silva era um amante de fotografia e colecionador de máquinas fotográficas antigas. Encontrava-se a escrever um livro sobre a evolução das máquinas Reflex.

Era casado e pai de uma filha.


Com Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.