sicnot

Perfil

País

Automóvel de Salazar vai estar exposto no Motorclássico, em Lisboa

O Motorclássico - Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos - regressa à Feira Internacional de Lisboa (FIL), entre sexta-feira e domingo, tendo em exposição pela primeira vez um automóvel que pertenceu a Salazar.

O automóvel do ditador Salazar "nunca saiu do Museu do Caramulo desde 1956, ano em que integrou a coleção permanente", devido às "colossais dimensões - pesa mais de quatro toneladas - e pelo seu valor - avaliado em mais de um milhão de euros", segundo a organização. (Arquivo)

O automóvel do ditador Salazar "nunca saiu do Museu do Caramulo desde 1956, ano em que integrou a coleção permanente", devido às "colossais dimensões - pesa mais de quatro toneladas - e pelo seu valor - avaliado em mais de um milhão de euros", segundo a organização. (Arquivo)

AP

Segundo a organização, a 11.ª edição do Motorclássico vai reunir mais de 150 expositores de vários países, incluindo "o habitual leilão de automobilia, novas exposições temáticas, passeios e concentrações de clássicos, entre outras atividades que celebram o universo motorizado clássico".

Ao longo dos três dias, uma das atrações do evento será o Mercedes-Benz blindado, de 1938, que pertenceu a António de Oliveira Salazar e que integra a coleção do Museu do Caramulo.

O automóvel do ditador Salazar "nunca saiu do Museu do Caramulo desde 1956, ano em que integrou a coleção permanente", devido às "colossais dimensões - pesa mais de quatro toneladas - e pelo seu valor - avaliado em mais de um milhão de euros", segundo a organização.

"Este automóvel é ainda considerado como o modelo Mercedes-Benz 770 mais bem preservado do mundo, devido à sua baixíssima quilometragem, mantendo mesmo os pneus de origem", explica em comunicado o Museu do Caramulo.

Organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL, o Motorclássico todos os anos reúne um conjunto de expositores de instituições, clubes, associações, empresas de venda de automóveis, de peças ou de serviços de seguros, "importantes para quem tem um clássico ou pretende adquirir um clássico, para criar as condições corretas de conservação dos automóveis", disse Tiago Gouveia, um dos responsáveis pela organização.

Esta 11.ª edição do evento vai ter duas exposições temáticas, destacando "os 60 anos da apresentação do icónico modelo Citroën DS, popularmente conhecido por 'Boca de Sapo'" e os motociclos de culto "Café Racers".

Durante o evento vão-se realizar passeios de clássicos, com destaque para o "Passeio ACP ao Motorclássico", o "Passeio de Motos Antigas", organizado pelo Clube de Motorizadas de Lisboa, e o "Passeio Citroën DS", uma homenagem em movimento ao clássico sexagenário francês.

O "Leilão de Veículos Clássicos & Automobilia" vai decorrer no sábado, dia 11 de abril, a partir das 17:00, "uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia, automóveis e motociclos antigos em Portugal", considera a organização.

À semelhança das edições anteriores, durante o Motorclássico vai decorrer também o Salão Motor Racing, "que dá visibilidade ao mundo da competição, abrangendo campeonatos, provas nacionais e internacionais, troféus de várias classes e categorias, profissionais do sector, pilotos, patrocinadores, organizadores, marcas e preparadores".

De acordo com Tiago Gouveia, perspetiva-se que "esta edição esteja em linha com as anteriores, mas, eventualmente, tenha uma ligeira subida [de interesse] por duas razões: o mercado tem estado vibrante, nota-se que há cada vez mais compra e venda de automóveis a nível nacional e internacional, há uma certa retoma do mercado e, por outro lado, os valores dos automóveis clássicos continuam a subir".

"O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições demonstra o impacto e influência do salão no mercado dos clássicos em Portugal", segundo a organização do evento, que, em 2014, recebeu mais de 40 mil visitantes.
Lusa
  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17