sicnot

Perfil

País

DGS garante que fornecimento de vacina contra tuberculose é regularizado em junho

A Direção-Geral de Saúde informou hoje que o fornecimento da vacina contra a tuberculose fica regularizado em junho, depois de há duas semanas ter avançado o mês de maio para a normalização da situação.

© Handout . / Reuters

"A empresa que distribui a vacina BCG em Portugal informou que prevê a regularização do fornecimento no início do mês de junho", refere em comunicado a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Segundo o comunicado, as dificuldades de fornecimento estão relacionadas com problemas de produção no "único laboratório que fabrica vacina para a Europa", um laboratório público na Dinamarca.

A Direção-Geral de Saúde insiste que a "situação não constitui risco para a saúde pública".

Em relação às crianças que não forem vacinadas à nascença, a Direção-Geral de Saúde informa que serão posteriormente contactadas pelos centros de saúde.

"Os cuidadores destas crianças podem também contactar o seu centro de saúde para obter informações sobre a vacinação", refere.

No dia 23 de março, a DGS alertou para dificuldades no fornecimento da vacina contra a tuberculose e pediu às administrações regionais de saúde para fazerem uma "boa gestão das reservas existentes".


LUSA
  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.