sicnot

Perfil

País

Greve da CP motiva 90% de supressões de comboios até às 18h00

Num total de 1.039 comboios previstos para operarem até às 18:00 de hoje circularam apenas 111, avançou a CP à agência Lusa, cumprindo-se a "expetativa de 90% de supressões a nível nacional" com a greve dos revisores. 

LUSA/ ARQUIVO

De acordo com fonte oficial da empresa, nos comboios urbanos de Lisboa foram realizadas 59 das 496 ligações previstas, ao passo que no Porto os números são de 11 comboios que circularam de entre os 207 previstos.

No serviço regional circularam dois comboios até às 18:00, num total de 252 programados, ao passo que nos serviços de maior duração os números não são tão elevados: nos intercidades foram realizadas 22 das 37 viagens programadas, e no serviço alfa pendular houve luz verde para 16 dos 18 comboios previstos.

Fonte sindical revelou a "adesão total" dos associados do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial e Itinerante (SFRCI), que inclui os funcionários das bilheteiras e os revisores, embora tenha havido "poucos" funcionários não sindicalizados a trabalhar durante o dia de hoje.

Esta greve foi convocada pelo SFRCI para reclamar o cumprimento da decisão dos tribunais relativa ao pagamento dos complementos nos subsídios desde 1996.

Na quinta-feira e na sexta-feira a percentagem de viagens anuladas ultrapassou os 80% e hoje ronda os 90%.

Esta greve foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) para reclamar o cumprimento da decisão dos tribunais relativo ao pagamento dos complementos nos subsídios desde 1996.

O presidente do SFRCI, Luís Bravo, explicou à Lusa que a CP foi condenada, em várias instâncias, a restituir os complementos que não foram pagos aos trabalhadores no subsídio de férias desde 1996 e no subsídio de Natal entre 1996 e 2003, estimando uma dívida de cerca de dez milhões de euros aos revisores e trabalhadores das bilheteiras

O primeiro dia de greve dos revisores da CP decorreu na quinta-feira, tendo provocado a não realização da maioria das ligações previstas pela empresa.

Além dos revisores, a circulação dos comboios da CP no fim de semana de Páscoa foi afetada pela greve ao trabalho em dia feriado do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF). 

Lusa

  • Primeiras projeções dão vitória a Angela Merkel

    Mundo

    A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas deste domingo com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública ZDF.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.