sicnot

Perfil

País

REFER explica que jovem eletrocutado em Ermesinde subiu para um vagão de comboio

A REFER esclareceu que o jovem de 16 anos que morreu hoje eletrocutado na via férrea em Ermesinde, concelho de Valongo estava em "local proibido" e subiu "para cima de um vagão", aproximando-se da catenária. 

LUSA

A fonte da empresa que gere a rede ferroviária nacional explicou que "o acidente só se deu porque o jovem e um amigo subiram para o vagão", pois ninguém é eletrocutado por circular na via férrea.

A mesma fonte disse ainda que os jovens estavam "num local onde é proibida a circulação de peões".

"Não podiam estar no local, assim como não mediram o risco que estava associado ao subir para o vagão", referiu, explicando que, ao trepar para o comboio, o jovem ficou demasiado junto à catenária (cabo metálico condutor de eletricidade suspenso nas vias-férreas eletrificadas)  

Numa primeira versão do acidente, os Bombeiros de Ermesinde informaram que os dois jovens caminhavam pela via-férrea, perto das ruas do Pinheiro e do Ermesinde Sport Club, quando um deles terá sido eletrocutado devido à excessiva proximidade com a catenária, situação que motivou o esclarecimento da REFER.

O alerta foi dado pelas 17:30 e o jovem ainda foi assistido pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de São João, no Porto, mas veio a ser declarado o óbito ainda no local.

Segundo os bombeiros, o outro jovem não sofreu ferimentos.

No local estiveram ainda os psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) do Porto e a equipa de Suporte Imediato de Vida de Valongo.


Lusa
  • Luka Modric: o maestro da armada croata

    Mundial 2018 / Croácia

    O médio Luka Modric foi eleito o Homem do Jogo entre Argentina e Croácia, em que os croatas se impuseram por expressivos 3-0. Em dois jogos, esta é a segunda distinção de Modric como melhor jogador em campo, depois de também ter sido o MVP no triunfo sobre a Nigéria (2-0). Mais que o espetacular golo que apontou, depois de 'partir os rins' a Otamendi, é a constância na qualidade exibicional e um talento que parece inesgotável que fazem dele figura de proa na seleção croata. Promete continuar a encantar em solo russo.

  • Expedição portuguesa descobre novo campo hidrotermal nos Açores
    2:12
  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22