sicnot

Perfil

País

REFER explica que jovem eletrocutado em Ermesinde subiu para um vagão de comboio

A REFER esclareceu que o jovem de 16 anos que morreu hoje eletrocutado na via férrea em Ermesinde, concelho de Valongo estava em "local proibido" e subiu "para cima de um vagão", aproximando-se da catenária. 

LUSA

A fonte da empresa que gere a rede ferroviária nacional explicou que "o acidente só se deu porque o jovem e um amigo subiram para o vagão", pois ninguém é eletrocutado por circular na via férrea.

A mesma fonte disse ainda que os jovens estavam "num local onde é proibida a circulação de peões".

"Não podiam estar no local, assim como não mediram o risco que estava associado ao subir para o vagão", referiu, explicando que, ao trepar para o comboio, o jovem ficou demasiado junto à catenária (cabo metálico condutor de eletricidade suspenso nas vias-férreas eletrificadas)  

Numa primeira versão do acidente, os Bombeiros de Ermesinde informaram que os dois jovens caminhavam pela via-férrea, perto das ruas do Pinheiro e do Ermesinde Sport Club, quando um deles terá sido eletrocutado devido à excessiva proximidade com a catenária, situação que motivou o esclarecimento da REFER.

O alerta foi dado pelas 17:30 e o jovem ainda foi assistido pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de São João, no Porto, mas veio a ser declarado o óbito ainda no local.

Segundo os bombeiros, o outro jovem não sofreu ferimentos.

No local estiveram ainda os psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) do Porto e a equipa de Suporte Imediato de Vida de Valongo.


Lusa
  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.