sicnot

Perfil

País

Cinco jihadistas portugueses com mandado de captura emitido pelo Ministério Público

Há cinco jihadistas portugueses com mandado de captura emitido pelo Ministério Público. A notícia é avançada pelo Expresso diário.

Celso e Edgar Rodrigues da Costa, Fábio Poças, Nero Saraiva e um outro português estão a ser procurados pela justiça, na sequência dos inquéritos que decorrem no Departamento Central de Investigação e Ação Penal relacionados com o Estado Islâmico.

Os mandados foram emitidos apenas aos cidadãos com nacionalidade portuguesa, ou seja, fora de lista estão os jihadistas filhos de emigrantes portugueses e que viviam em França, na Holanda e no Luxemburgo.

Os cinco portugueses procurados cresceram entre Mem Martins e Massamá, nos arredores de Lisboa, e acabaram por emigrar para Londres, para pertencer à célula de Leyton, um bairro da zona Este da capital britânica.

Terão aliciado cerca de uma dezena de jihadistas britânicos a viajar para a Síria entre 2012 e 2014 através de uma rota que passava por Portugal. Também estes cinco portugueses voaram entre Lisboa e Istambul antes de se juntarem ao exército radical, conseguindo fugir aos radares das autoridades do Reino Unido.

 

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.