sicnot

Perfil

País

Urgências de Alcobaça hora e meia sem médico devido a "falha"

O serviço de urgência do hospital de Alcobaça esteve hoje sem médico durante hora e meia devido a "uma falha" cujas responsabilidades estão a ser apuradas junto da empresa prestadora de serviços, informou o Centro Hospitalar de Leiria.

Arquivo

Arquivo

A falta de médico ocorreu "entre as 08:00 e as 09:30", aquando da mudança de turno da equipa médica das urgências e, segundo o Centro Hospitalar de Leiria [onde se integra o hospital de Alcobaça], "a empresa prestadora de serviços já foi contactada para apurar responsabilidades e evitar que a situação se venha a repetir".

A falta de clínicos no serviço "fez com que várias pessoas, com pulseira laranja, estivessem mais de duas horas para serem atendidas e algumas, entre as quais um senhor com o nariz e costelas partidas, abandonaram o hospital para procurarem tratamento noutra unidade", disse à Lusa um utente do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira.

Contactado pela Lusa o Centro Hospitalar de Leiria afirmou ter "a indicação de que os casos mais urgentes foram acompanhados pelo internista [que terminava o turno" e assegurou tratar-se de "uma situação pontual que já se encontra resolvida".

O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, era uma das unidades do Centro Hospitalar do Oeste Norte - CHON (em conjunto com os hospitais das Caldas da Rainha e Peniche), mas passou a integrar Centro Hospitalar de Leiria em maio de 2013.

A integração do hospital de Alcobaça naquele centro hospitalar e a referenciação dos doentes para o hospital de Santo André, em Leiria, foi reclamada pela população numa petição com 9.354 assinaturas.



Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.