sicnot

Perfil

País

Urgências de Alcobaça hora e meia sem médico devido a "falha"

O serviço de urgência do hospital de Alcobaça esteve hoje sem médico durante hora e meia devido a "uma falha" cujas responsabilidades estão a ser apuradas junto da empresa prestadora de serviços, informou o Centro Hospitalar de Leiria.

Arquivo

Arquivo

A falta de médico ocorreu "entre as 08:00 e as 09:30", aquando da mudança de turno da equipa médica das urgências e, segundo o Centro Hospitalar de Leiria [onde se integra o hospital de Alcobaça], "a empresa prestadora de serviços já foi contactada para apurar responsabilidades e evitar que a situação se venha a repetir".

A falta de clínicos no serviço "fez com que várias pessoas, com pulseira laranja, estivessem mais de duas horas para serem atendidas e algumas, entre as quais um senhor com o nariz e costelas partidas, abandonaram o hospital para procurarem tratamento noutra unidade", disse à Lusa um utente do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira.

Contactado pela Lusa o Centro Hospitalar de Leiria afirmou ter "a indicação de que os casos mais urgentes foram acompanhados pelo internista [que terminava o turno" e assegurou tratar-se de "uma situação pontual que já se encontra resolvida".

O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, era uma das unidades do Centro Hospitalar do Oeste Norte - CHON (em conjunto com os hospitais das Caldas da Rainha e Peniche), mas passou a integrar Centro Hospitalar de Leiria em maio de 2013.

A integração do hospital de Alcobaça naquele centro hospitalar e a referenciação dos doentes para o hospital de Santo André, em Leiria, foi reclamada pela população numa petição com 9.354 assinaturas.



Lusa

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.