sicnot

Perfil

País

Delegação parlamentar portuguesa visita a China

Uma delegação parlamentar portuguesa, chefiada pelo deputado socialista Sérgio Sousa Pinto, chega no sábado a Pequim para uma visita de quatro dias à China, disse hoje fonte diplomática à agência Lusa.

Reuters

Trata-se de uma delegação da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e inclui representantes dos quatro maiores partidos com assento parlamentar (PSD, PS, PCP e CDS).

Além de Pequim, a delegação visitará Tianjin, a cerca de 150 quilómetros da capital chinesa, regressando a Portugal na próxima quarta-feira.

Portugal e a China assinalam este ano o 10.º aniversário do acordo de "parceira estratégica global", assinado em dezembro de 2005 pelos chefes de Governo dos dois países.

Nos últimos quatro anos, a China foi um dos países que mais investiu em Portugal e tornou-se também um mercado de crescente importância para as exportações portuguesas.

Pelas contas da Administração-geral das Alfandegas Chinesas, em 2014, as exportações portuguesas cresceram cerca de 19%, atingindo a soma recorde de 1.665 milhões de dólares. 

As relações políticas bilaterais são consideradas "excelentes" e Portugal é visto em Pequim como "um país amigo" e "um bom parceiro" da China dentro da União Europeia.


  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.