sicnot

Perfil

País

Delegação parlamentar portuguesa visita a China

Uma delegação parlamentar portuguesa, chefiada pelo deputado socialista Sérgio Sousa Pinto, chega no sábado a Pequim para uma visita de quatro dias à China, disse hoje fonte diplomática à agência Lusa.

Reuters

Trata-se de uma delegação da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e inclui representantes dos quatro maiores partidos com assento parlamentar (PSD, PS, PCP e CDS).

Além de Pequim, a delegação visitará Tianjin, a cerca de 150 quilómetros da capital chinesa, regressando a Portugal na próxima quarta-feira.

Portugal e a China assinalam este ano o 10.º aniversário do acordo de "parceira estratégica global", assinado em dezembro de 2005 pelos chefes de Governo dos dois países.

Nos últimos quatro anos, a China foi um dos países que mais investiu em Portugal e tornou-se também um mercado de crescente importância para as exportações portuguesas.

Pelas contas da Administração-geral das Alfandegas Chinesas, em 2014, as exportações portuguesas cresceram cerca de 19%, atingindo a soma recorde de 1.665 milhões de dólares. 

As relações políticas bilaterais são consideradas "excelentes" e Portugal é visto em Pequim como "um país amigo" e "um bom parceiro" da China dentro da União Europeia.


  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.