sicnot

Perfil

País

Delegação parlamentar portuguesa visita a China

Uma delegação parlamentar portuguesa, chefiada pelo deputado socialista Sérgio Sousa Pinto, chega no sábado a Pequim para uma visita de quatro dias à China, disse hoje fonte diplomática à agência Lusa.

Reuters

Trata-se de uma delegação da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e inclui representantes dos quatro maiores partidos com assento parlamentar (PSD, PS, PCP e CDS).

Além de Pequim, a delegação visitará Tianjin, a cerca de 150 quilómetros da capital chinesa, regressando a Portugal na próxima quarta-feira.

Portugal e a China assinalam este ano o 10.º aniversário do acordo de "parceira estratégica global", assinado em dezembro de 2005 pelos chefes de Governo dos dois países.

Nos últimos quatro anos, a China foi um dos países que mais investiu em Portugal e tornou-se também um mercado de crescente importância para as exportações portuguesas.

Pelas contas da Administração-geral das Alfandegas Chinesas, em 2014, as exportações portuguesas cresceram cerca de 19%, atingindo a soma recorde de 1.665 milhões de dólares. 

As relações políticas bilaterais são consideradas "excelentes" e Portugal é visto em Pequim como "um país amigo" e "um bom parceiro" da China dentro da União Europeia.


  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes