sicnot

Perfil

País

Delegação parlamentar portuguesa visita a China

Uma delegação parlamentar portuguesa, chefiada pelo deputado socialista Sérgio Sousa Pinto, chega no sábado a Pequim para uma visita de quatro dias à China, disse hoje fonte diplomática à agência Lusa.

Reuters

Trata-se de uma delegação da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e inclui representantes dos quatro maiores partidos com assento parlamentar (PSD, PS, PCP e CDS).

Além de Pequim, a delegação visitará Tianjin, a cerca de 150 quilómetros da capital chinesa, regressando a Portugal na próxima quarta-feira.

Portugal e a China assinalam este ano o 10.º aniversário do acordo de "parceira estratégica global", assinado em dezembro de 2005 pelos chefes de Governo dos dois países.

Nos últimos quatro anos, a China foi um dos países que mais investiu em Portugal e tornou-se também um mercado de crescente importância para as exportações portuguesas.

Pelas contas da Administração-geral das Alfandegas Chinesas, em 2014, as exportações portuguesas cresceram cerca de 19%, atingindo a soma recorde de 1.665 milhões de dólares. 

As relações políticas bilaterais são consideradas "excelentes" e Portugal é visto em Pequim como "um país amigo" e "um bom parceiro" da China dentro da União Europeia.


  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.