sicnot

Perfil

País

Ministério Público vai investigar lista VIP das Finanças

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa abriu um inquérito com base nos elementos recolhidos sobre a denominada "lista VIP" da Autoridade Tributária, anunciou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).

"Todos os elementos recolhidos pela PGR, designadamente o relatório enviado à PGR pela Comissão Nacional de Protecção de Dados e as actas das audições parlamentares sobre a denominada 'lista VIP', foram remetidos ao DIAP de Lisboa, onde foi instaurado um inquérito. Este processo encontra-se em investigação", disse a PGR, numa  resposta enviada à agência Lusa.

A informação surgiu deppois de o presidente da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Eduardo Cabrita, revelar que a procuradora-geral da República enviou para o DIAP de Lisboa os elementos remetidos pela Assembleia da República sobre a chamada 'lista VIP'.

"A comissão deliberou remeter à Procuradoria-Geral da República as atas e o registo áudio e vídeo das cinco audições anteriores [sobre a 'lista VIP'], a senhora procuradora-geral da República já respondeu formalmente à Assembleia da República acusando a receção e dando nota do envio ao DIAP de Lisboa dos elementos remetidos por esta comissão", disse Eduardo Cabrita.

O PS tinha já afirmado que pretendia que o Ministério Público investigasse os contornos da 'lista VIP', por considerar que existem "fortes indícios de práticas criminais" no caso.

O presidente da comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública falava no final da audição parlamentar da presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), Filipa Calvão, sobre a 'lista VIP'.

Numa deliberação da semana passada, a CNPD concluiu que existiu, no Fisco, durante quatro meses, um sistema para identificar os acessos à informação fiscal do Presidente da República, Cavaco Silva, do primeiro-ministro, Passos Coelho, do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.


Lusa
  • Presidente da Comissão de Proteção de Dados confirma emails apagados
    2:05

    País

    A presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados afirmou esta manhã na Assembleia da República que houve emails apagados e que a lista VIP de contribuintes partiu da área de segurança Informática do Fisco. Filipa Calvão diz no entanto que não foi possível apurar o responsável pela escolha dos contribuintes

  • Diretor da Autoridade Tributária apagou emails que comprovavam existência de lista VIP
    2:08

    Economia

    Um responsavel da Autoridade Tributária apagou emails que comprovavam a existência da lista VIP e houve quem não contasse a verdade à Comissão Nacional de Proteção de Dados, que teve de escrutinar no correio electronico para descobrir o que de facto aconteceu. Num relatorio que foi já enviado ao Parlamento, a Comissão Nacional de Proteção de Dados dá ainda conta que há 2300 pessoas, que não são funcionárias do Fisco, que têm acesso aos dados fiscais dos contribuintes.

  • Comissão de Proteção de Dados confirma existência de lista VIP
    3:18

    Economia

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados confirma a existência de uma lista VIP no Fisco, com os nomes de Cavaco Silva, Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e Paulo Núncio. A informação consta de uma deliberação, aprovada esta terça-feira, e que vai ser enviada para o Ministério Público. A Comissão de Proteção de Dados considera que a informação recolhida pode indiciar a prática de ilícitos criminais. O relatório arrasa por completo a Autoridade Tributaria, referindo que é a principal responsável pelos problemas detetados.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42