sicnot

Perfil

País

Setúbal, Évora, Beja e Faro sob aviso laranja devido à chuva forte

Os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, de granizo, e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

(MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Os quatros distritos mais a sul de Portugal continental encontram-se sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, até às 12:00 de hoje.

 

Os restantes 14 distritos estão sob aviso amarelo até ao final do dia igualmente devido a aguaceiros por vezes fortes, de granizo, acompanhados de trovoada.

 

Para Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu o IPMA prevê aguaceiros fortes, com possibilidade de queda de granizo e trovoada.

 

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco elevado a moderado, enquanto o amarelo representa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

 

Para hoje o IPMA prevê céu muito nublado, com aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

 

Prevê-se também uma pequena descida da temperatura máxima na região Norte.

 

Quanto às temperaturas, as máximas vão rondar os 18 graus celsius em Lisboa, enquanto no Porto e Faro chegam aos 17. Leiria será a cidade mais quente hoje com máximas esperadas de 19 graus.

 

Na ilha da Madeira, as temperaturas variam entre os 14 e os 18 de máxima no Funchal, sendo esperados períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira.

 

Nos Açores, o IPMA prevê para as ilhas do grupo ocidental e central períodos de céu muito nublado com boas abertas, enquanto no grupo oriental está ainda prevista a possibilidade de aguaceiros fracos durante a madrugada.

 

As temperaturas variam entre os 12 de mínima em Ponta Delgada (16 de máxima) e os 13 de mínima em Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo, cujas máximas vão ronda os 18.

 

 Lusa

 

 

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira