sicnot

Perfil

País

Guterres esclarece que não é candidato à Presidência da República

António Guterres desfez o tabu e esclareceu que não é candidato à Presidência da República. Foi em Bruxelas, depois do encontro com o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, em entrevista à Euronews.

O ex-primeiro-ministro socialista e atual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados confessa que quer apostar na carreira internacional e diz que o que gosta mais de fazer é o tipo de função que tem atualmente e que não é "candidato a ser candidato". (Arquivo)

O ex-primeiro-ministro socialista e atual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados confessa que quer apostar na carreira internacional e diz que o que gosta mais de fazer é o tipo de função que tem atualmente e que não é "candidato a ser candidato". (Arquivo)

© Majed Jaber / Reuters

O ex-primeiro-ministro socialista e atual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados confessa que quer apostar na carreira internacional e diz que o que gosta mais de fazer é o tipo de função que tem atualmente e que não é "candidato a ser candidato".

António Guterres tem vindo a ser pressionado para clarificar a posição, sobretudo depois de Sampaio da Nóvoa ter anunciado que é candidato. 

A candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa recolhe apoios, mas também críticas, no interior do Partido Socialista.
  • Costa falará "no momento próprio" sobre possíveis candidatos a Belém
    2:49

    País

    António Costa não quer falar em abstrato sobre possíveis candidaturas a Belém e diz que o PS vai pronunciar-se no momento próprio. Costa e Sampaio da Nóvoa estiveram esta segunda-feira juntos, num evento público, mas nenhum quis confirmar a possibilidade de o PS apoiar a candidatura do ex-reitor à Presidência da República.

  • Paulo Morais confirma candidatura a Belém

    País

    Paulo Morais, professor universitário e antigo membro da Associação Transparência e Integridade, é mais um nome na corrida a Belém. Em entrevista ao Correio da Manhã, o antigo vice-presidente de Rui Rio na Câmara Municipal do Porto confirma a intenção de se candidatar às presidenciais.

  • Pinto Balsemão aconselha PSD a não cometer erros do PS na corrida a Belém
    0:33

    País

    Francisco Pinto Balsemão aconselha o PSD a não cometer os erros do PS em termos de eleições presidenciais. Ontem à noite, em Ponta Delgada, à entrada para a cerimónia de encerramento dos 40 anos do PSD/Açores, o fundador social-democrata e presidente do grupo Impresa não quis precisar a que erros se refere e disse que é cedo para falar em candidatos.

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".