sicnot

Perfil

País

Tribunal de Díli renova prisão preventiva a português Tiago Guerra

O juiz do tribunal de Díli, Timor-Leste, decidiu ampliar por mais seis meses a medida de coação de prisão preventiva em que se encontra o cidadão português Tiago Guerra suspeito do crime de branqueamento de capitais.

(SIC/ Arquivo)

Fonte judicial disse à agência Lusa que a decisão o juiz foi assinada a 07 de abril, mas só hoje foi comunicada aos advogados de defesa do cidadão português.

 

A decisão foi, portanto, assinada ainda antes da visita à cadeia de Bécora, onde está detido Tiago Guerra,  da delegação parlamentar portuguesa que termina sábado uma deslocação a Timor-Leste.

 

Tiago Guerra foi detido em Díli, juntamente com a mulher, a 18 de outubro de 2014.

 

Está em prisão preventiva desde essa data e ainda sem acusação formal e a sua mulher, Chan Fong Fong Guerra, está com Termo de Identidade e Residência (TIR), impossibilitada de sair de Timor-Leste.

 

A lei timorense prevê que a prisão preventiva possa ser aplicada durante um ano e meio ampliável, em casos de grande complexidade, por mais um ano.

 

O caso de Tiago Guerra está a suscitar uma ampla campanha de solidariedade dentro e fora das redes sociais com muitos a escreverem diretamente às autoridades timorenses a pedirem a sua intervenção.


Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14