sicnot

Perfil

País

Tribunal de Díli renova prisão preventiva a português Tiago Guerra

O juiz do tribunal de Díli, Timor-Leste, decidiu ampliar por mais seis meses a medida de coação de prisão preventiva em que se encontra o cidadão português Tiago Guerra suspeito do crime de branqueamento de capitais.

(SIC/ Arquivo)

Fonte judicial disse à agência Lusa que a decisão o juiz foi assinada a 07 de abril, mas só hoje foi comunicada aos advogados de defesa do cidadão português.

 

A decisão foi, portanto, assinada ainda antes da visita à cadeia de Bécora, onde está detido Tiago Guerra,  da delegação parlamentar portuguesa que termina sábado uma deslocação a Timor-Leste.

 

Tiago Guerra foi detido em Díli, juntamente com a mulher, a 18 de outubro de 2014.

 

Está em prisão preventiva desde essa data e ainda sem acusação formal e a sua mulher, Chan Fong Fong Guerra, está com Termo de Identidade e Residência (TIR), impossibilitada de sair de Timor-Leste.

 

A lei timorense prevê que a prisão preventiva possa ser aplicada durante um ano e meio ampliável, em casos de grande complexidade, por mais um ano.

 

O caso de Tiago Guerra está a suscitar uma ampla campanha de solidariedade dentro e fora das redes sociais com muitos a escreverem diretamente às autoridades timorenses a pedirem a sua intervenção.


Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.

  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57