sicnot

Perfil

País

Fim do metro de superfície de Oeiras

Fim do metro de superfície de Oeiras

Onze anos depois, vai ser desativado o monocarril automático que liga Oeiras a Paço d'Arcos. A decisão é do Ministério das Finanças, a Câmara de Oeiras discorda mas respeita. O prejuízo de 40 milhões de euros vai ser pago pelo parceiro privado, a Teixeira Duarte. O SATU é projeto que morre sem ter sido terminado e que foi sempre alvo de muita contestação.

  • SATU de Oeiras dá prejuízo de milhões de euros
    11:38

    País

    O concelho de Oeiras é considerado um dos melhores do país para viver, trabalhar ou estudar e a Câmara, presidida por Isaltino Morais, orgulha-se de ser uma das que menos despesa dá ao Estado. Mas também há um lado negro. Uma das empresas municipais de Oeiras aparece no top das que apresentam piores resultados económicos. A empresa que gere um transporte público, o SATU, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a construtora Teixeira Duarte, e apesar de Isaltino afirmar que a despesa está do lado do parceiro privado, a autarquia não se livra das críticas.

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.