Doenças autoimunes ainda não são diagnosticadas precocemente, segundo especialista
15.04.2015 19h31
A médica internista Lèlita Santos disse esta quarta-feira em Coimbra que as doenças autoimunes ainda não são diagnosticadas precocemente, sendo necessário um trabalho de proximidade entre médicos especialistas e médicos de medicina geral e familiar.

A maior parte do diagnóstico "ainda não é precoce", disse à agência Lusa Lèlita Santos, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, frisando que o tratamento e o diagnóstico são os dois grandes desafios nas doenças autoimunes, para além da necessidade de se conhecer as suas causas. (Arquivo)
Francisco Seco / AP
A maior parte do diagnóstico "ainda não é precoce", disse à agência Lusa Lèlita Santos, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, frisando que o tratamento e o diagnóstico são os dois grandes desafios nas doenças autoimunes, para além da necessidade de se conhecer as suas causas.
Hoje, "fazem-se mais diagnósticos" destas doenças que há dez ou doze anos, mas ainda não é um diagnóstico precoce, sendo necessária uma "ligação da medicina interna com os médicos de medicina geral e familiar", visto estas doenças não serem "frequentes", frisou a também presidente da comissão organizadora do 4.º Congresso Nacional de Autoimunidade, que vai decorrer em Coimbra, entre quinta-feira e sábado.
"O diagnóstico precoce vai-nos permitir tratar cedo o doente e evitar as complicações nos órgãos", sublinhou Lèlita Santos, sendo depois necessária uma equipa "multidisciplinar para tratar estas doenças" e não apenas médicos de uma ou outra especialidade.
Segundo a médica internista, as pessoas que sofrem destas doenças "enfrentam alguns problemas".
Sendo pessoas jovens, "acabam por ter uma ou outra incapacidade, podendo ter problemas de relacionamento familiar ou social ou problemas económicos", referiu, sublinhando ainda que nem todas as doenças têm isenção de taxas moderadoras.
"Algumas têm parcelarmente, outras não têm e algumas têm descontos ou a possibilidade de medicamentos mais baratos", sendo necessária a isenção de taxas moderadoras para pessoas com doenças autoimunes, defendeu.
O 4.º Congresso Nacional de Autoimunidade vai abordar, ao longo de três dias, temas como o transplante hematopoiético nas doenças autoimunes, doenças indiferenciadas do tecido conjuntivo, gravidez e doenças autoimunes, ou competência e formação em doenças autoimunes.
Lusa Relacionados
-
Alimentação rica em sal pode promover doenças autoimunes
Uma alimentação rica em sal pode promover doenças autoimunes como a esclerose múltipla ou a doença inflamatória do intestino, segundo estudos recentes divulgados hoje pela revista norte-americana 'Science', que vêm dar mais um argumento para não abusar deste tempero.
-
Na Homepage
- 0:57
Greve dos trabalhadores da EMEF pode afetar circulação no metro do Porto
23.04.2018 às 10h07
-
Kate Middleton deu entrada na maternidade em trabalho de parto
Está por horas o nascimento do terceiro filho dos príncipes William e Kate. A duquesa de Cambridge deu entrada, esta manhã, na maternidade do Hospital de St. Mary, em Londres.
Em atualização
23.04.2018 às 8h40
-
Presidente francês inicia hoje visita de Estado aos EUA
Emmanuel Macron, Presidente francês, inicia hoje uma visita de três dias a Washington, onde deverá apelar ao Presidente norte-americano para que mantenha o acordo nuclear iraniano e o envolvimento dos EUA na Síria.
23.04.2018 às 9h45
-
Retomadas buscas por pescador desaparecido no rio Minho
As operações de busca pelo pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foram retomadas às 07:30 de hoje, disse à Lusa uma fonte da Polícia Marítima de Caminha.
23.04.2018 às 8h54
-
Hoje é notícia
O Governo apresenta hoje, em Lisboa, o pacote legislativo da Nova Geração de Políticas de Habitação, em que se destacam quatro novos instrumentos para responder às carências habitacionais e para promover o arrendamento acessível e a coesão territorial.
23.04.2018 às 7h13
- 2:30
"O Sporting consegue aliar aos bons resultados, boas exibições"
23.04.2018 às 8h30
- 1:46
Autor de tiroteio em Nashville terá disparado de forma aleatória
Um novo tiroteio nos Estados Unidos fez, na última madrugada, quatro mortos e quatro feridos. O ataque deu-se num restaurante em Nashville, no Tennessee. O homem, de 26 anos, terá disparado de forma aleatória.
22.04.2018 às 21h47
- 1:40
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50